Distinção

Hospital Vila Franca de Xira lidera Excelência Clínica Nacional

Entre as mais de cem instituições que participaram no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde da responsabilidade da Entidade Reguladora da Saúde, o Hospital Vila Franca de Xira é um dos hospitais do país com mais áreas com nível máximo de excelência clínica.

O Hospital Vila Franca de Xira, unidade gerida em regime de Parceria Público-Privada pela José de Mello Saúde, acaba de receber a classificação máxima de Excelência Clínica, em seis áreas clínicas, concretamente, Cirurgia de Ambulatório; Cirurgia Geral - Cirurgia do Cólon; Cuidados Transversais - Avaliação da Dor Aguda; Neurologia - Acidente Vascular Cerebral; Obstetrícia - Partos e Cuidados Neonatais e Pediatria - Cuidados Neonatais, de acordo com os resultados publicados hoje pelo SINAS - Sistema Nacional de Avaliação em Saúde.

O SINAS atribuiu, ainda, Excelência Clínica de nível 2 (duas estrelas) às áreas de Cardiologia - Enfarte Agudo do Miocárdio; Unidade de Cuidados Intensivos; Cuidados Transversais: Tromboembolismo Venoso; Ginecologia - Histerectomias; Ortopedia – Artroplastia da Anca e do Joelho e Tratamento Cirúrgico da Fratura Proximal do Fémur e Pediatria – Pneumonia.

O Hospital Vila Franca de Xira cumpre com todos os parâmetros de qualidade exigidos por esta avaliação, na qual participa voluntariamente, não apresentando qualquer área ou especialidade com avaliação negativa. “Estes resultados, em linha com os das avaliações anteriores, são reveladores do compromisso permanente com a qualidade do serviço que prestamos às populações”, indica Pedro Bastos, Presidente da Comissão Executiva do Hospital Vila Franca de Xira. E acrescenta “além dos elevados níveis de qualidade clínica e segurança do doente, estes resultados demonstram a elevada competência dos profissionais de saúde do hospital que diariamente se empenham para prestar os melhores cuidados de saúde à população que nos procura”.

O SINAS visa avaliar, de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal, com base em indicadores de avaliação que permitam obter um rating dos prestadores. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano. A publicação destes resultados garante o acesso dos Utentes a informação adequada e inteligível acerca da qualidade dos  cuidados de saúde nos diversos prestadores, promovendo a tomada de decisões mais informadas e a melhoria contínua dos cuidados prestados.

Fonte: 
JLM & Associados
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock