Em parceria com a Baxter

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca inaugura primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia do país

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) acaba de inaugurar o primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia do país (Center of Training Nutrition Neonatology – CoT, na sigla em inglês), que conta com o apoio da Baxter, companhia farmacêutica líder em tecnologia e produtos médicos.

O Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia vai disponibilizar um programa de formação multidisciplinar, que será pioneiro a nível nacional na formação de profissionais de saúde. Tem como base o conhecimento científico e clínico disponível, bem como as estratégias nutricionais adequadas, de modo a melhorar o aporte nutricional fornecido aos recém-nascidos pré-termo internados nas instituições hospitalares.

Este projeto pretende contribuir para a partilha de conhecimentos e avanços científicos na área da nutrição neonatal. Nos seus objetivos está igualmente previsto o contributo de especialistas internacionais para a divulgação de boas-práticas e guidelines na área da nutrição em Neonatologia.

Todos os dias nascem 17 bebés prematuros em Portugal. A taxa global de prematuridade é de 10%, abaixo das 37 semanas de gestação1, e de 1% em recém-nascidos com idade gestacional inferior a 32 semanas.

A nutrição de um recém-nascido pré-termo é considerada uma emergência nutricional. Quanto menor a idade gestacional ao nascimento, mais vulnerável é este recém-nascido do ponto de vista nutricional. O objetivo da nutrição neonatal é conseguir alcançar o crescimento e desenvolvimento semelhantes aos do feto in útero.

Nutrir um prematuro é um desafio enfrentado diariamente numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais. Cada recém-nascido apresenta características, necessidades e desafios específicos que exigem uma adaptação da nutrição. Os bebés com idade gestacional inferior a 32 semanas apresentam desafios de nutrição acrescidos, como a imaturidade do trato gastrointestinal e ausência de reflexos de sucção e deglutição, pelo que é alimentado por via intravenosa através de nutrição e até ao estabelecimento da via entérica (oral).

Os desafios de um recém-nascido pré-termo também se estendem às famílias, sendo muito importantes as estratégias de capacitação da mãe para o aleitamento materno no contexto na prematuridade. Todas estas questões serão abordadas no Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia do HFF.

“A Neonatologia tem tornado possível a sobrevivência de bebés prematuros cada vez mais pequenos e com menos sequelas. São extraordinários os avanços científicos, tecnológicos e humanos numa especialidade com apenas 50 anos, mas o conhecimento da nutrição minuciosa do prematuro em cada etapa do seu desenvolvimento é relevante na vida destes bebés.  O Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia do HFF quer levar estes avanços a mais profissionais e ser um centro de excelência em nutrição neonatal. Os nossos bebés merecem! São uns heróis que desafiam todas as probabilidades!”, refere Rosalina Barroso, Diretora do Serviço de Neonatologia do HFF.

“Esta parceria entre o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e a Baxter reforça a qualidade da estratégia implementada pelo Hospital no que diz respeito à nutrição do recém-nascido pré-termo. Trata-se do primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia a nível nacional, e representa um contributo importante para os profissionais de saúde, com vista a mais e melhores cuidados em Neonatologia”, Filipe Granjo Paias, Country Lead Baxter Portugal.

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock