Distinção

Hospital de São João: serviço de Imunoalergologia reconhecido como centro de excelência internacional

O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, foi qualificado como Centro de Excelência da Organização Mundial de Alergologia (World Allergy Organisation – WAO) pelo comité de seleção dos centros de excelência deste organismo internacional.

“O centro hospitalar torna-se, assim, na única unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a fazer parte deste grupo restrito e a integrar os 28 centros em todo o mundo”, de acordo com o Centro Hospitalar e Universitário.

O Serviço de Imunoalergologia passa a ser reconhecido como “um centro de excelência no diagnóstico e tratamento das doenças imunoalérgicas, na investigação e formação médica”, explica o Diretor do Serviço de Imunoalergologia, José Plácido.

Esta distinção vem permitir que o serviço possa estabelecer parcerias com a WAO no âmbito da investigação e inovação clínica, programas de formação de profissionais de saúde e promoção de cuidados médicos de excelência junto dos doentes e suas associações, comunidade e tutela, acrescenta.

Mais responsabilidades

De acordo com o Diretor do Serviço, esta distinção acarreta exigências e responsabilidades. “Teremos de prosseguir na política de elevada exigência na prestação de cuidados médicos e na capacidade formativa dos internos e profissionais de saúde em geral”, refere.

Em função desta parceria, haverá mais oportunidades de participar a nível internacional em projetos de investigação, em programas de formação e educacionais patrocinados por esta organização, sublinha.

“A Organização Mundial de Alergologia congratula-se de acolher no seu seio o Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário São João. O principal propósito dos centros de excelência da WAO é a intensificação da multidisciplinaridade da inovação e da educação científica e clínica nas áreas da alergologia, asma e imunologia clínica”, vinca Lanny Rosenwasser, Diretor Executivo dos centros de excelência da WAO.

Para a atribuição desta distinção são avaliados alguns critérios como a atividade clínica (número e tipo de consultas); o grau de inovação dos meios complementares de diagnóstico e procedimentos terapêuticos realizados; a capacidade formativa; a produção científica e a participação em programas de formação e de divulgação da especialidade.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Hospital de São João