Dados falsos

Hospital de Cascais vai ser investigado, confirma PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ontem a realização de diligências de investigação no Hospital de Cascais no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. A Polícia Judiciária já esteve o local.

A informação sobre a realização de buscas ao Hospital de Cascais foi avançada esta segunda-feira pela SIC Notícias, que refere também ter havido buscas da PJ na sede do grupo Lusíadas. A Procuradoria-Geral da República confirmou, entretanto, “ a realização de diligências no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público” para apurar denúncias que apontam para dados falseados no Hospital de Cascais.

A iniciativa surgiu na sequência de uma reportagem emitida pela SIC, na qual atuais e antigos funcionários denunciam casos de falseamento de dados em ficheiros de doentes e alterações no sistema da triagem na urgência para aumentar as receitas que são pagas à parceria público-privada.

Ouvidos pelo canal, antigos e atuais funcionários afirmaram que eram “impelidos a aligeirar sintomas ou o caso do doente, para que os algoritmos da triagem de Manchester dessem uma cor de pulseira verde em vez de amarela, por exemplo, para que os tempos máximos de espera não fossem ultrapassados”. Deste modo, o Hospital evitaria incorrer em penalizações financeiras por não cumprir os tempos de espera.

O Grupo Lusíadas, que gere o Hospital de Cascais, já veio negar o envolvimento da administração do Hospital em qualquer das situações relatadas, mas indicou que será feita uma análise, indicando que, a ter havido alguma das questões suscitadas, se deveria a comportamentos individuais de profissionais.

Quanto ao Hospital de Cascais, anunciou esta segunda-feira que vai “cooperar totalmente com a Inspeção-Geral das Atividade em Saúde (IGAS) e com a Polícia Judiciária”, no âmbito deste inquérito, avança o Eco.

 

 

Fonte: 
Eco
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock