Robô desinfeta sem recorrer a agentes tóxicos e contaminantes

Hospital de Braga associou-se a projeto inovador para desinfeção de espaços hospitalares

O Hospital de Braga associou-se a um projeto inovador de robótica que tem como objetivo a desinfeção de espaços hospitalares com recurso a tecnologia autónoma de ponta.

Este novo sistema denominado "Zhello" é uma tecnologia de execução simples, prática e integrada, composta por um robô autónomo móvel (AMR), torre(s) de desinfeção e um sistema de gestão de operação eficiente. A solução garante não só o aumento da eficácia na desinfeção, como permite um ganho ao nível da eficiência na operação.

Este protótipo único no mercado português foi desenvolvido em conjunto pela Iberlim e a JPM Industry, com a colaboração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC).

A versatilidade do Zhello possibilita que responda a diferentes necessidades, sendo que para além de permitir a gestão de múltiplas rotas de desinfeção, pode automatizar outros processos logísticos, como são exemplo os carros de refeições hospitalares.

Para João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, “estes projetos são sempre uma mais-valia que contribuem para uma maior eficiência de processos, com maior flexibilidade e autonomia”.

“O Hospital de Braga aceitou associar-se a este projeto, não só por se tratar de um novo sistema robótico mais autónomo e intuitivo que aumenta a prevenção de infeções, mas também porque garante a segurança dos profissionais, nomeadamente no que diz respeito ao risco de exposição à radiação”, refere.

Este novo sistema promove uma maior segurança aos operadores e uma maior sustentabilidade ambiental, uma vez que desinfeta sem recorrer a agentes tóxicos e contaminantes tradicionalmente usados para o efeito.

A apresentação oficial desta solução inovadora realizou-se hoje, contando, em paralelo, com uma mesa redonda intitulada: “Principais desafios globais de desinfeção, tendências e alterações no comportamento do consumidor derivado da pandemia Covid-19”.

Fonte: 
Hospital de Braga
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Hospital de Braga