Hospital da Luz recebe Prémio Europeu dos Hospitais Privados

A iniciativa, que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, visou “mostrar o que de melhor se faz na Europa no setor hospitalar privado”, tendo sido premiados ainda hospitais alemães, espanhóis e italianos, pela prestação de serviços de saúde durante 2021-2022.
O Centro de Simulação clínica do Hospital da Luz Learning Health – empresa da Luz Saúde dedicada a atividades de formação, investigação e inovação – localiza-se no Hospital da Luz Lisboa e é o maior em Portugal e um dos maiores da Europa, disponibilizando mais de 100 simuladores e manequins com tecnologia de última geração para o treino de atuais e futuros profissionais de saúde.
O júri internacional destes prémios distinguiu o Hospital da Luz pela aposta "na promoção de melhores condições e ambiente de trabalho, com resultados comprovados na otimização do desempenho organizacional e na colaboração entre profissionais".
A 1ª edição destes prémios registou uma elevada participação, com cerca de 70 candidaturas oriundas de 10 países europeus: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Polónia, Roménia e Suíça. Foram premiadas unidades de saúde privadas europeias com o melhor desempenho em sete categorias: Melhor iniciativa de prevenção; Melhor iniciativa focada no doente; Hospital mais verde da Europa; Modelo de inovação clínica; Hospital mais avançado em Saúde Baseada em Valor; Excelência no local de trabalho e Cobertura de notícias do ano.
Além do prémio na categoria de “Excelência no local de trabalho”, o Hospital da Luz foi finalista e classificado como um dos ‘top 3’ nas categorias “Hospital mais avançado em saúde Baseada em Valor” e “Melhor iniciativa focada no doente”.
“Estes prémios são o palco da excelência da hospitalização privada europeia”, salientou Óscar Gaspar, presidente da APHP. Na cerimónia, foi ainda atribuído um prémio especial aos hospitais romenos e polacos, pelo papel desempenhado no apoio humanitário dado à vaga de refugiados da guerra na Ucrânia.
Pedro Líbano Monteiro, administrador executivo do Hospital da Luz Lisboa, e Cátia Costa, diretora do Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health, receberam o prémio.