Qualidade clínica do Hospital CUF Descobertas tem vindo a ser reforçado ano após ano

Hospital CUF Descobertas faz 20 anos

Desde que iniciou a sua atividade, no ano de 2001, o Hospital CUF Descobertas realizou mais de 5,5 milhões de consultas, 28 milhões de exames médicos, 210 mil cirurgias, 230 mil internamentos e um total de 48 mil partos. A estes dados junta-se a resposta dada a mais de 1 milhão de pessoas que, ao longo de duas décadas, procuraram os cuidados de saúde prestados pelas equipas diferenciadas de uma Unidade Hospitalar que se afirmou como uma referência.

Ao longo destes 20 anos, o Hospital CUF Descobertas tem acompanhado as inovações de diagnóstico e terapêutica, renovado e atualizado procedimentos e tecnologias, bem como apostado em modelos de melhoria de qualidade e segurança, sempre com o objetivo de prestar cada vez mais e melhores cuidados de saúde à população. 

João Paulo Farias, Diretor Clínico do Hospital CUF Descobertas reconhece que “a qualidade clínica do hospital muito se deve à dedicação e competência dos profissionais que assumem diariamente o compromisso com a excelência dos cuidados de saúde, o que permitiu garantir resposta às necessidades de cuidados de saúde a mais de 1 milhão e 300 mil nestes primeiros 20 anos”.

O reconhecimento da qualidade clínica do Hospital CUF Descobertas tem vindo a ser reforçado ano após ano, com a distinção, por diversas entidades, da elevada competência na prestação de cuidados de saúde em situações clínicas que exigem uma concentração de recursos técnicos e tecnológicos altamente diferenciados e de conhecimento e experiência, sendo destacada, ainda, a capacidade de conduzir formação pós-graduada e investigação científica nas mais diferentes áreas médicas.

Exemplo disso mesmo é o reconhecimento atribuído pelo Ministério da Saúde ao Centro de Referência Nacional para o tratamento do Carcinoma do Reto e ao Centro de Referência de Oncologia de Adultos – Cancro do Reto e a certificação da Unidade da Mama pela EUSOMA – European Society of Breast Cancer Specialists.

Outro dos marcos do Hospital CUF Descobertas aconteceu, em 2018, aquando da abertura do novo edifício. De acordo com o Diretor Clínico “a expansão permitiu aumentar os cuidados disponibilizados e reforçar a sua diferenciação. O novo edifício permitiu criar, a título de exemplo, espaço para um Hospital de Dia Médico, um Bloco para Cirurgias Oftalmológicas e um Centro do Conhecimento”.

Para além da atividade assistencial, o Hospital CUF Descobertas tem uma reconhecida tradição nas áreas da investigação e formação de profissionais de saúde, nomeadamente, na formação médica pré e pós-graduada. “Recebemos alunos das duas Faculdades de Medicina da região de Lisboa, e acolhemos médicos para realizarem a sua especialidade - o internato médico - em oito especialidades diferentes. Temos, também, várias parcerias com escolas de enfermagem e de técnicos de saúde para formação pré-graduada. Realizamos, anualmente, múltiplos cursos de formação pós-graduada”, explica o Diretor Clínico do Hospital. 

O Hospital CUF Descobertas dispõe de uma ampla oferta de cuidados de saúde para toda a família, com consultas de especialidade, atendimento médico permanente para adultos e crianças, cirurgias - dispondo de bloco operatório e internamento - e uma vasta área de exames especiais e meios complementares de diagnóstico.  

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF