Doação

Hospitais vão receber mais de 500 mil artigos de proteção individual

O material doado pela EDP chegou a Lisboa esta semana e inclui cerca de 500 mil máscaras cirúrgicas, perto de 20 mil máscaras FFP2 (respiradores) e ainda 10 mil fatos de proteção. A iniciativa visa ajudar na resposta às especiais necessidades dos hospitais portugueses de equipamentos essenciais para a prevenção e tratamento do atual surto de Covid-19.

Após contacto com o Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, que identificou a lista de equipamentos de proteção individual (EPI) prioritários, a empresa aprovou um investimento de 500 mil euros para a aquisição e oferta desses artigos.

Todos estes materiais estão a ser entregues na Reserva Estratégica Nacional, em Lisboa, ao cuidado do Exército Português, que tem a missão de armazenar e cuidar destes equipamentos até à sua distribuição pelas cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – de acordo com as necessidades de cada zona e cada unidade hospitalar.

A propósito da entrega do primeiro lote de material, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, aproveitou para agradecer a iniciativa de solidariedade da EDP com o SNS, que se junta às de várias outras entidades. “Num contexto muitíssimo exigente de procura pelos países em todos os cantos do mundo, os equipamentos entregues representam uma valiosa ajuda ao intenso trabalho que está a ser desenvolvido em várias frentes para, continuamente, ser possível reforçar a proteção dos nossos profissionais de saúde, que estão na linha da frente do combate à pandemia da Covid-19, em todo o país”, sublinhou a secretária de Estado.

Esta entrega junta-se a outras ofertas significativas que a EDP está a fazer, como é o caso dos 50 ventiladores, 200 monitores médicos e outro material de apoio que chegarão nos próximos dias”, que se juntam a várias iniciativas de apoio a empresas, fornecedores e clientes.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay