Medicamentos

Hospitais públicos gastaram mais em medicamentos para o cancro no último ano

Em 2018, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde gastaram 342 milhões de euros em medicamentos para o cancro, avança a edição de hoje do Jornal de Notícias. Um aumento de mais de 90 milhões quando comparado aos anos anteriores.

No total, as unidades hospitalares públicas tiveram uma despesa total com medicação de mais de 1.207 milhões de euros em 2018, mas foram os fármacos oncológicos que ocuparam a maior fatia, representando 28% dos gastos.

Segundo a notícia do JN, o Infarmed aprovou 43 substâncias para a especialidade de Oncologia nos últimos três anos. “É necessário combater a ideia de que a Saúde é apenas sinónimo de despesa e de que o medicamento é a sua principal causa”, contrapõe João Almeida Lopes, presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

O relatório de monitorização do consumo de medicamentos dá conta ainda de que a despesa com os fármacos para o VIH desceu 15,8 milhões de euros em apenas ano, graças aos medicamentos genéricos.

 

Fonte: 
Jornal de Notícias
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock