Apoio

Hospitais de Coimbra disponibilizam apoio psicoemocional a profissionais e utentes

A Unidade de Psicologia Clínica e o Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRI) do CHUC agilizaram e planearam uma intervenção psicoemocional de suporte aos profissionais e à população em geral, de forma a diminuir o impacto, a angústia e o desespero decorrente da doença, do confinamento de algumas dessas pessoas e da dificuldade em lidar com algumas instruções mais restritivas de proteção na comunidade.

O apoio foi concretizado na criação de duas linhas telefónicas de “Apoio Psicoemocional”: uma linha com “indicações precisas para os profissionais do CHUC, com necessidade de suporte emocional, e que se destina a todos os profissionais que necessitem de ajuda psicoemocional”.

Foi ativada uma outra linha que está disponível entre as 9 e as 23 horas, diariamente, para os doentes com Covid-19 e seus familiares, pessoas em vigilância e população em geral, através do contacto de telemóvel: 969 325 220.

Atento à complexidade da presente epidemia e o reflexo que se poderá traduzir no equilíbrio emocional da população, o CRI de Psiquiatria do CHUC desenvolveu estas respostas de apoio, visando, entre outros, os seguintes objetivos: ajudar as pessoas para que lidem com os sentimentos de angústia, desespero, tensão, revolta e tristeza.

No comunicado, o CRI de Psiquiatria adianta ainda que as consultas agendadas dos doentes seguidos nas consultas de psiquiatria ficaram sem efeito, com o psiquiatra assistente a promover o contacto telefónico com o utente (consulta não presencial). As consultas vão ser remarcadas após este período de contingência.

O CRI de Psiquiatria informa ainda que caso o doente não tenha medicação suficiente ou necessite de entrar em contacto com um médico para qualquer problema que envolva a sua saúde mental deve fazê-lo pelo endereço eletrónico ([email protected]) ou pelo telefone 239796485, entre as 10 e as 17 horas.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay