Ação de sensibilização

Homem-Estátua vai tentar estabelecer recorde mundial pela Osteoporose

O artista performativo, que ficou conhecido por Staticman, vai tentar “Quebrar Recordes pela Osteoporose”, numa ação de sensibilização visa alertar para o impacto osteoporose na saúde dos ossos e na vida dos doentes.

Staticman, o primeiro do mundo a trazer a arte da estátua-humana para a rua, em 1987, é detentor de cinco records mundiais, nove anos no Guinness Book of Records e detentor do recorde mundial de imobilidade com 20 horas, 11 minutos e 36 segundos. Vai agora, quase aos 60 anos, tentar alcançar um recorde mundial de “Mais Longa Performance de Estátua-Viva” para quebrar recordes pela prevenção da osteoporose.

“Quebrar Records pela Osteoporose” é o nome da ação que integra a campanha de consciencialização “Impeça a Osteoporose de Quebrar a Sua Rotina”, realizada pela Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS), Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSReuma), a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) e a Sociedade Portuguesa das Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), e com o apoio da Amgen.

“Em todo o mundo estima-se que a osteoporose seja responsável por 8,9 milhões de fraturas no mundo, o que equivale à ocorrência de uma fratura osteoporótica a cada 3 segundos. São mais de 8,9 milhões de vidas que ficam comprometidas, todos os anos, com a redução de autonomia e incapacidade de realizar tarefas do dia a dia.

A osteoporose afeta os ossos de 800 mil portugueses e é responsável por cerca 40 mil fraturas ósseas anuais, incluindo aproximadamente 12 mil fraturas da anca que são responsáveis por cerca de 1500 mortes anualmente”, destaca Luís Cunha Miranda, presidente da SPR.

António Tirado, presidente da SPODOM, explica que “a osteoporose é uma doença que afeta o esqueleto tornando os ossos mais frágeis e fáceis de fraturar, o que acontece devido à redução da massa óssea, que leva a que os ossos fiquem mais porosos e quebradiços”.

Por sua vez, a presidente da APOROS, Viviana Tavares recorda “que a osteoporose reduz drasticamente a qualidade de vida dos doentes, impedindo-os de viver vidas plenas e ativas e até de realizar as atividades diárias mais simples”.

Andréa Marques, presidente da APPSReuma, destaca que “é essencial prevenir e tentar travar a evolução da osteoporose, de forma a melhor a qualidade de vida das pessoas e reduzir o impacto desta doença no Sistema de Saúde”, reforça.

A personagem de Staticman para esta ação, “Quebrar Recordes pela Osteoporose”, foi especialmente concebida para representar porcelana quebradiça, mimetizando o que acontece aos ossos quando são fragilizados pela osteoporose.

Esta tentativa de recorde mundial será acompanhada por um júri isento, incluindo o animador e estátua-viva José Pedro Alves (Mozart Living Statue), o médico de medicina geral e familiar João Ramos e representantes da Amgen, bem como por um notário que irá certificar esta ação.

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
www.bookastreetartist.com