Selo de confiança

Higienização e Desinfeção certificadas no Metro de Lisboa

Numa parceria estabelecida com a SGS, entidade competente e independente, através do serviço “In Partnership With”, o Metropolitano de Lisboa viu reconhecida a eficácia da higienização e da limpeza das suas estações e do material circulante numa auditoria que verificou os procedimentos de contingência adotados pela empresa face ao atual surto da COVID-19 para defesa da saúde pública dos seus trabalhadores e clientes.

A presente auditoria, agora finalizada, envolveu a análise dos produtos utilizados, a metodologia e frequência das ações de higienização, bem como os ensaios de carga biológica e por marcação fluorescente, na totalidade das estações e composições do Metro de Lisboa confirmando, assim, que o Metropolitano de Lisboa é um operador de transporte higienizado e seguro, e que todos podem viajar com confiança.

Foi dada, igualmente, especial atenção aos pontos mais críticos, como sejam as máquinas de venda de títulos de transporte, validadores, corrimãos das escadas mecânicas e pedonais, elevadores, varões, pegas das composições e todos os locais em que se verifica um maior contacto por parte dos clientes do Metro de Lisboa.

Estando confirmado pela SGS que os procedimentos adotados pelo Metropolitano de Lisboa cumprem com os requisitos de higiene e segurança, será afixado nos comboios e nas estações o selo “Viaje com confiança”.

O Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, congratulando-se com este reconhecimento, afirmou que “a presente certificação vem reforçar a importância de o Metropolitano de Lisboa continuar a ser reconhecido como um meio de transporte estruturante para a mobilidade da cidade de Lisboa, garantindo condições segurança e de saúde adequadas aos seus clientes e trabalhadores. O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas, e no estrito cumprimento das instruções emanadas pela Direção Geral de Saúde, encontra-se em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais”

Rui Dinis, Business Manager da SGS Portugal, refere que “é muito importante que as marcas se munam destes serviços para atestar e validar as ferramentas utilizadas para garantir a segurança de todos os seus clientes neste momento especialmente delicado no que se refere à higienização dos espaços. O Metro de Lisboa é, diariamente, frequentado por milhares de pessoas e é, por isso, importantíssimo que os seus serviços de limpeza e higienização sejam auditados e certificados por uma entidade reconhecida como a SGS Portugal. Após um intenso trabalho de verificação e análise documental, é possível confirmar que o Metro de Lisboa é um operador de transporte higienizado e seguro, em que todos podem viajar com maior segurança”.

O serviço “In Partnership With” da SGS Portugal valida os processos centralizados ao nível de grupos organizacionais, aplicável a múltiplos setores de atividade. Com inspeção no local, o serviço “In Partnership With” pode ser adaptado às necessidades e ao setor de atividade de cada área de negócio.

A SGS Portugal faz parte do Grupo SGS, líder mundial em inspeção, verificação, ensaios laboratoriais, formação e certificação, estando presente em todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira, através de uma rede de escritórios e laboratórios.

Fonte: 
Unimagem
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Metropolitano de Lisboa EPE