17 de janeiro

HFF promove webinar sobre stress pós-traumático: a Parentalidade após a Neonatologia

A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) está a organizar uma Reunião Científica subordinada ao tema “Stress Pós-traumático: a Parentalidade após a Neonatologia”, que se vai realizar no dia 17 de janeiro de 2022, pelas 17h, em formato de webinar.

“A admissão num Serviço de Neonatologia apresenta-se como um potencial evento traumático para os recém-nascidos e suas famílias, pela desorganização da dinâmica familiar que acarreta e pelo impacto significativo na construção do papel parental”, explica Sónia Semião, enfermeira-chefe especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e coordenadora do Ciclo de Reuniões Científicas. 

E acrescenta: “Com este webinar pretende-se sensibilizar os profissionais de saúde que prestam cuidados em Serviços de Neonatologia para as estratégias de intervenção capazes de atenuar e/ou mitigar os efeitos do trauma vivido pelas famílias”. 

A reunião científica conta com a participação da Psicóloga Joana Baptista (PhD, ISCTE-IUL) e da Enfermeira Mary Couhglin (MSc, Caring Essentials Collaborative) e será moderada pela enfermeira Inês Henriques (MSc Stud) do serviço de neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. 

A participação nestas Reuniões Científicas é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do seguinte link:  https://forms.office.com/r/WKXmMFRSQQ

Esta iniciativa integra-se no ciclo de Reuniões Científicas subordinadas ao tema “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”, cujo objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia.  

 

Fonte: 
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF)