Estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology

Heparina inalada pode ser um tratamento seguro e eficaz contra a Covid-19

A heparina, um medicamento amplamente disponível e acessível, limita os danos pulmonares quando inalado por pacientes com Covid-19, segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade Nacional Australiana e do King's College de Londres e publicado no British Journal of Clinical Pharmacology.

Os investigadores descobriram que a respiração e os níveis de oxigénio melhoraram em 70% após os doentes com infeção por coronavírus inalarem heparina. Este fármaco é único na medida em que tem efeitos antivirais, anti-inflamatórios e anticoagulantes que são considerados relevantes para o tratamento da Covid-19.

Os doentes com Covid-19 grave desenvolvem coágulos sanguíneos nos pulmões que podem ser letais. Os anticoagulantes, como a heparina, podem impedir a formação de tais coágulos.

Como o fármaco tem propriedades antivirais e acalma o sistema imunitário, pode ser usado em diferentes fases do tratamento. De facto, os doentes tratados incluídos nos estudos não eram uniformes em termos de gravidade da doença, sugerindo que a heparina inalada é segura e eficaz para utilização em todo o espectro da Covid-19.

"Este medicamento já está disponível em hospitais de todo o mundo e é muito barato. Se for tão eficaz como os nossos primeiros resultados sugerem, pode ter um grande impacto na nossa luta contra a pandemia", disse o líder do estudo, o professor Frank van Haren, da Universidade Nacional Australiana.

"A heparina inalada tem propriedades antivirais que atuam ligando-se às proteínas de pico que o coronavírus usa para entrar nas células do corpo. Efetivamente, evita que o vírus infete as células pulmonares", disse o professor Clive Page, do King's College.

A heparina também assegura uma importante resposta anti-inflamatória: tem a capacidade de acalmar tudo quando o corpo está a montar uma resposta exagerada ao vírus.

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay