GS1 promove iniciativa em formato digital

Healthcare User Group leva a debate a identificação de dispositivos médicos e a falsificação de medicamentos

Identificação de dispositivos médicos, combate à falsificação de medicamentos e codificação de unidades logísticas no sector da saúde, são alguns dos temas que serão discutidos na próxima Reunião do Healthcare User Group. Este encontro realiza-se através da plataforma Microsoft Teams, amanhã, dia 29 de setembro, durante a manhã, e contará com a participação de Ana Escoval, Professora Associada da Escola Nacional Saúde Pública e Vogal da APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, subordinada ao tema “Impacto e desafios da Pandemia no Panorama Hospitalar Português”.

Para além deste tema, a que será dado particular destaque, esta reunião organizada pela GS1 Portugal e que reúne um grupo restrito de profissionais e decisores do setor da saúde vai incidir também sobre as parafarmácias do retalho. Neste âmbito, será abordado o projeto de transferência eletrónica de dados nesses pontos de venda, com base no Projeto Europeu da Associação Europeia para a Distribuição de Produtos de Saúde (GIRP-Groupement International de la Répartition Pharmaceutique); serão apresentadas as novas funcionalidades de sincronização de dados para parafarmácias da plataforma SyncPT; e será exposto o potencial de eficiência logística inerente à adoção da etiqueta GS1-128 neste canal de distribuição.

De modo mais amplo, no que se refere ao restante setor, esta reunião permitirá ainda um ponto de situação sobre o estudo, liderado pela GS1 Portugal, sobre  qualidade dos códigos Datamatrix em medicamentos, de inserção obrigatória, ao abrigo da Diretiva dos Medicamentos Falsificados (2011/62/EU); sobre as novas datas de ativação dos vários módulos da plataforma EUDAMED, a plataforma desenvolvida pela Comissão Europeia com vista à implementação do Regulamento (EU) 2017/745 sobre dispositivos médicos e o Regulamento   (EU) 2017/746 sobre dispositivos médicos de diagnóstico in vitro. Serão ainda revistos os requisitos da FDA (Food and Drugs Administration), a autoridade do medicamento dos Estados Unidos, no que se refere à obrigatoriedade de inclusão de identificadores únicos universais (UDI – Unique Device Identifiers) na rotulagem dos dispositivos e à necessidade de submissão dessa informação na plataforma disponível para o efeito, a GUDID – Global Unique Device Identification Database.

Com o intuito de debater e analisar os desafios e oportunidades com que o setor se depara na atualidade, este encontro contará também com a apresentação de projetos e iniciativas de caráter mais amplo. Exemplo disso é a iniciativa Lean & Green, um projeto de certificação representado e liderado pela GS1 Portugal no nosso país e que visa reconhecer os esforços de redução de emissões de CO2 inerentes a operações logísticas. Outro exemplo é a campanha Fight the Fakes, uma iniciativa a que a GS1 aderiu e com base na qual se associa às comemorações do 75.º aniversário das Nações Unidas, promovendo a sensibilização para a importância da prevenção e fiscalização da falsificação de medicamentos.

 

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
GS1