Inovação

Há uma aplicação capaz de avaliar sintomas e encaminhar casos suspeitos de COVID-19

A Lusíadas Saúde e a Outsystems acabam de criar uma aplicação móvel que permite avaliar sintomas suspeitos de Covid-19 e colocar os doentes em contacto direto e imediato com um médico ou enfermeiro que pretenda disponibilizar-se para dar suporte às necessidades da população. Através da app, e após avaliação do caso, o profissional dá orientações clínicas ou recomenda ao doente que contacte a Saúde 24 ou se desloque a uma unidade de saúde.

A app #TodosPorUm está programada para fazer uma primeira avaliação dos sintomas introduzidos pelo utilizador reunindo informação e unindo critérios, podendo-lhe ser recomendado que faça uma avaliação médica adicional. A partir deste momento, o doente é automaticamente reencaminhado para um chat com um profissional de saúde que é responsável por acompanhar o seu processo e dar as orientações clínicas necessárias naquele momento.

Quando um doente é encaminhado para o chat, todos os médicos e enfermeiros do país que estiverem ligados à aplicação recebem uma notificação. Ao clicar “aceitar” no seu dispositivo móvel, o profissional de saúde fica automaticamente responsável por acompanhar o processo desse doente. A aplicação móvel é totalmente gratuita para profissionais e para pacientes. Todos os profissionais de saúde de norte a sul do país podem colaborar em regime de voluntariado, bastando apenas que descarreguem a aplicação e submetam o seu registo para validação.

A Lusíadas enfatiza que a aplicação móvel não substitui cuidados de saúde regulares ou de emergência médica. Se estiverem muito doentes, obviamente devem tomar as medidas necessárias já preconizadas previamente. É uma forma de dar a oportunidade aos profissionais de ampliar acesso aos cuidados de saúde e prevenir a corrida aos hospitais, centros de saúde e clínicas quando não é benéfico clinicamente.

“Na Lusíadas Saúde acreditamos no potencial da tecnologia para aumentar a segurança nos sistemas de saúde, assim como para ampliar capacidade de resposta, mantendo bem claro a importância da relação profissional-doente. Estamos cientes do trabalho dos profissionais no terreno, por isso, quisemos contribuir com uma ferramenta, aberta a todos os Médicos e Enfermeiros portugueses, que pudesse apoiar a população, no momento atípico que vivemos. Com a Outsystems remamos em conjunto para em 4 dias de desenvolvimento e 3 de testes ter a #TodosPorUm live”, diz Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde.

Paulo Rosado, CEO da OutSystems acrescenta que, "desde que a OutSystems lançou, na semana passada, o programa de ativação da sua comunidade global dedicado a ajudar na criação de 20 aplicações úteis e relevantes no combate ao COVID-19, temos estado todos ansiosamente à espera de ver os resultados finais e o impacto que vão ter  na sociedade. Esta aplicação, que estamos a desenvolver em forte colaboração com o Grupo Lusíadas Saúde, vai ser muito significativa para todas as pessoas que estão neste momento isoladas e a questionar o seu estado de saúde. De forma a evitar que estas se dirijam imediatamente ao hospital, sem antes terem um primeiro aconselhamento de profissionais de saúde, criámos em apenas 4 dias uma aplicação que permitirá ter um canal de comunicação direto com médicos e enfermeiros. Juntamente com especialistas do grupo, garantimos que estas pessoas recebem as diretrizes corretas, consoante os seus diagnósticos, sem ter que sair de casa. Agora é tempo de lançar, ouvir o feedback, e responder rapidamente."

O desenvolvimento desta App contou com a articulação direta do Engenheiro da Outsystems - Bruno Pereira e da Médica da Lusíadas Saúde - Sofia Couto da Rocha que ao envolverem as duas instituições conseguiram em 7 dias ter a App pronta e testada.

"Conforme o número de infetados vai subindo, o medo irá aumentar entre todos e isso poderá levar muitas pessoas que não estão infetadas, ou que não necessitam de cuidados diferenciados, para os Hospitais. Tínhamos que conseguir ter um outro meio onde médicos e enfermeiros pudessem aconselhar quem necessitasse. É aí que surge este projeto, alavancado na tecnologia OutSystems e no knowhow da Lusíadas, permitindo encurtar um processo de meses a uma semana. Todos os médicos e enfermeiros têm apenas que efetuar o download da aplicação e poderão começar a ajudar. O sonho que guia este projeto desde o primeiro instante é que consigamos todos voltar às vidas que tínhamos antes desta pandemia. Conseguiremos fazer a diferença, mas só juntos, só #todosporum!", refere Bruno Pereira, engenheiro da Outsystems.

“Num momento de pandemia, onde as necessidades se tornam inúmeras, a inovação tem que ser capaz de quebrar barreiras e potenciar a capacidade de resposta dos serviços de saúde. Somente unindo-nos em prol da literacia em saúde, ao potenciar as mensagens das entidades competentes, e, dando um canal de contacto estruturado entre os cidadãos e os profissionais de saúde, podemos combater este flagelo. O nosso objetivo é criar um mecanismo útil de resposta a quem precisa, diferenciando-se de outras soluções pelo facto de promover uma aproximação rápida e direta aos profissionais de saúde. Com a equipa da Outsystems, já estamos a trabalhar numa versão 2, também com apoio técnico para os profissionais.” explica Sofia Couto da Rocha, Médica e Gestora de 2 unidades do Grupo Lusíadas Saúde - Clínica Lusíadas Parque das Nações e Clínica Lusíadas Almada.

Com o objetivo de aumentar a literacia em saúde, esta app vai ainda disponibilizar uma área dedicada ao esclarecimento de dúvidas frequentes, com base em fontes de informação credíveis na área da saúde, potenciada por um robot que ajuda a responder a perguntas.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay