Melhoria da eficiência da cadeia de valor

GS1 Portugal reforça a importância da identificação única de produtos no setor da saúde

A GS1, a nível global, definiu novas regras de atribuição do Global Trade Item Number® (GTIN®) no setor da saúde. Com base na experiência das indústrias farmacêutica e dos dispositivos médicos, em junho de 2020, estas regras foram atualizadas com o objetivo de melhorar a respetiva utilização em termos de regulamentação do setor, na eficiência da cadeia de valor e na prestação de cuidados de saúde.

A GS1 Healthcare, uma unidade da GS1, entidade neutra, sem fins lucrativos, que desenvolve e gere os standards globalmente mais utilizados com vista à promoção da eficiência nas operações, tem vindo a desenvolver e promover soluções que contribuem para a prevenção de erros médicos, o combate à contrafação de medicamentos e a otimização da eficiência da cadeia de valor em todo o setor da saúde.

As regras de atribuição de GTIN® no setor da saúde oferecem mecanismos que permitem a tomada de decisão consistente na gestão da identificação única, inequívoca e global de bens, contribuindo para a melhoria da eficiência da cadeia de valor e para a segurança dos doentes. A identificação única, inequívoca e global de bens e produtos é um fator crítico para a manutenção da eficiência operacional em que os modelos de negócio assentam no que se refere à troca de informação, assegurando o funcionamento harmonioso das cadeias de valor, contribuindo também para a implementação de múltiplos requisitos regulamentares à escala global. A comunicação entre parceiros de negócio de quaisquer alterações registadas ao nível da identificação única é também essencial à garantia de disponibilização do produto certo, quando necessário.

Desde o desenvolvimento de regras de atribuição de GTIN® específicas para o setor da saúde, há mais de uma década, novos enquadramentos regulamentares e novos procedimentos negociais têm vindo a evidenciar a necessidade de clarificação destas regras. Por esse motivo, foram agora publicadas atualizações. Esta revisão vai agilizar a aplicação das normas de atribuição de GTIN® e contribuir para o esclarecimento dos operadores do setor quanto às normas aplicáveis.

“Para a GS1 Portugal, é imperativo continuar a informar e a promover a colaboração entre operadores através da adoção de standards que permitam uma melhor eficiência ao longo de toda a cadeia de valor da saúde, contribuindo para prevenir erros médicos,  combater a contrafação, salvaguardar a segurança e saúde dos doentes e, em traços gerais, a qualidade dos cuidados de saúde prestados”, destaca João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal. 

As alterações introduzidas à atribuição de GTIN® foram desenvolvidas de acordo com o Processo de Gestão de Standards da GS1 (GSMP) e integram o sistema de standards da GS1.

Todas as normas de atribuição de GTIN® a bens de saúde, assim como os três princípios orientadores dessa atribuição, devem ser tidos em conta. De forma a ajudar a melhor entender esses princípios e aplicar as alterações adotadas, a GS1 Portugal, entidade responsável pela introdução do código de barras em Portugal, conta com um Serviço de Apoio ao Associado, aberto à comunidade empresarial em geral, disponível para orientar o acesso às várias ferramentas informativas e interativas:

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
GS1