Liderado pelo Prof. João Sargento Freitas, da Direção da SPAVC

Grupo de jovens da SPAVC reúne equipa de trabalho multidisciplinar constituída por 14 médicos em início de carreira

Com a eleição de novos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) para o triénio 2021-2023, também o grupo de jovens desta Sociedade (J-SPAVC) integra novos elementos, pretendendo-se um painel diversificado e multidisciplinar, que possa representar todas as fases de cuidados prestados aos doentes com AVC.

“O projecto SPAVC sempre se pautou por ter objetivos abertos e que se redefinem ao longo do tempo, dando espaço à irreverência dos jovens que a compõem. Essa é uma característica única, particular e valorizadora do projeto”, explica o Prof. João Sargento Freitas, coordenador do grupo J-SPAVC 2021-2023.

No triénio anterior, o grupo de jovens médicos havia já sido criado, com uma dimensão menor, mas alcançando resultados muito positivos. “O sucesso do primeiro grupo de “J”, obrigou a considerar como poderia ser feito o crescimento do projeto. E número de “J”s que tínhamos não era suficiente”, referiu o especialista da Direção da SPAVC. “No entanto, temos de referir que o crescimento não é simplesmente no número. O presente grupo J-SPAVC consegue agora ter uma maior representatividade nacional, com elementos sediados desde o Minho ao Algarve, incluindo ilhas. Adicionalmente, também mais especialidades estão representadas, com vários elementos da Neurologia, Medicina Interna, Neurorradiologia e Medicina Física e Reabilitação”, acrescentou.

Conforme concretiza o neurologista, os objetivos deste grupo de trabalho compõem essencialmente três domínios de atividade:

  1. Promover o contacto de proximidade com projetos dirigidos à comunidade geral, tendo como objetivos principais educar a população, sensibilizando para os principais problemas inerentes à doença vascular cerebral.
  2. Iniciativas geradoras de dinâmicas, avaliando e procurando otimizar processos e organização de tratamentos dentro do sistema nacional de saúde. Este tem sido um aspecto importante do grupo, com formações pós-graduadas e projetos que visam caracterizar cuidados assistenciais e promover a sua fortalecer os cuidados prestados, sempre com uma perspetiva abrangente das diferentes regiões, hospitais, profissionais e especialidades médicas nacionais.
  3. Desenvolver projetos científicos nacionais. Com efeito, uma das principais  limitações na investigação em Portugal tem sido a dificuldade em realizar estudos de índole nacional. A juventude e irreverência dos “J”, alicerçada na revisão, experiência e suporte institucional da SPAVC, garante a fórmula ideal, que permitiu a realização recente do primeiro projeto com cobertura nacional na doença cerebrovascular (o projecto EVT-PT, cujos resultados estão já aceites para publicação em revista científica).

No imediato, o grupo já se encontra a desenvolver diferentes iniciativas, nomeadamente no âmbito da comunicação digital para sensibilização da população. “Começámos recentemente a assinalar diversos dias marcantes, com uma perspetiva cerebrovascular. Foi o caso muito recente do Dia da Família, do Dia da Hipertensão e ainda do Dia Mundial Sem Tabaco, que tiveram um grande alcance nas redes sociais da SPAVC”, a saber: Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. O Prof. João Sargento Freitas conclui, avançando que “o grupo já está a organizar-se para desenhar vários projetos nacionais multidisciplinares que constituam aquele que é o grande e último objetivo da J-SPAVC: prevenir e melhorar os cuidados ao Acidente Vascular Cerebral!”.

Aceda a esta ligação para conhecer a composição dos J-SPAVC para o triénio 2021-2023: https://www.spavc.org/premios/j-spavc

Fonte: 
Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.