Dia 22 de setembro no Auditório do Centro Hospitalar do Porto

Grupo de Estudos Cancro de Cabeça e Pescoço promove sessão formativa gratuita dirigida a médicos

A sessão formativa gratuita dirigida a especialistas de medicina geral e familiar dará enfâse à intervenção precoce sobre os fatores de risco clássicos como o tabaco e o álcool, infeção HPV e lesões potencialmente malignas da cavidade oral.

O Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) no âmbito das comemorações da Campanha “Make Sense”, integrada na 4ª Semana Europeia de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço, organiza uma sessão formativa gratuita dirigida a especialistas de medicina geral e familiar.

Com início marcado para as 14h30, a sessão formativa sob o tema “Abordagem inicial dos carcinomas de cabeça e pescoço – lesões iniciais, como detetar e como orientar?”, terá como objetivo sensibilizar os especialistas de medicina geral e familiar para a intervenção precoce sobre os fatores de risco clássicos, como o tabaco e o álcool, bem como para outros como a infeção HPV e as lesões potencialmente malignas da cavidade oral.

A inscrição para a sessão é gratuita, mas obrigatória. Para confirmação de presença é necessário o envio de um email para [email protected] até dia 15 de setembro. O certificado de participação seguirá via email.

A Campanha “Make Sense”, dirigida pela Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS) tem como objetivo promover a educação para a prevenção do cancro de cabeça e pescoço, tanto junto da população, como dos médicos de medicina geral e familiar que desempenham um importante papel para assegurar o reconhecimento dos sintomas e o diagnóstico precoce, tornando possível o tratamento.

Durante esta 4ª Semana Europeia, os países envolvidos têm como principal objetivo combater uma doença curável nas suas fases mais precoces, mas muito mutilante e com alta taxa de mortalidade em fases mais avançadas, e cujos principais fatores de risco são o consumo de álcool e tabaco.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.