Conferência de imprensa

Governo garante que não há sobrecarga nos cuidados intensivos na região de Lisboa

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, deu a garantia de que “não há sobrecarga” das unidades de cuidados intensivos na zona de Lisboa, sendo que esta região tem uma ocupação de 66%, à semelhança do que acontece no resto do país.

“Não há sobrecarga e existe capacidade para continuar a dar resposta de uma forma supletiva e complementar às necessidades”, afirmou António Lacerda Sales, na última conferência de imprensa para a atualização dos dados da Covid-19.

“A ocupação em unidade de cuidados intensivos é de 66% dos hospitais da região, muito em linha com o do resto do país, que é de 65%”, sublinhou, acrescentando que “apenas 20%” das pessoas que estão nos cuidados intensivos são doentes covid.

António Lacerda Sales lembrou que “a situação em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) “continua a ser a que inspira mais atenção das autoridades de saúde” e é, desde o dia 13 de maio, “a região que mais testes realiza”.

Este é o momento de trabalho no terreno, sublinhou António Lacerda Sales, referindo que é o momento de “não ignorarmos os números, mas não nos deixarmos derrotar por eles”.

“É o tempo de reforço de equipas, da definição de estratégias dirigidas a uma zona do país que tem caraterísticas diferentes das outras”, concluiu o Secretário de Estado da Saúde.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock