Diabetes

Geração Saudável procura sensibilizar 100 mil jovens para a prevenção da diabetes nas escolas

O projeto Geração Saudável vai estar presente, durante o primeiro período do ano letivo 2019/2020, em várias escolas do país e em diversos eventos dirigidos aos mais jovens para promover a saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis.

Esta iniciativa, desenvolvida pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da farmacêutica Novo Nordisk, através do seu programa Changing Diabetes, tem como objetivo sensibilizar crianças e adolescentes para a importância da prevenção em saúde e alertar para os riscos e doenças associadas aos estilos de vida sedentários.

O grupo de formadores deste projeto é composto por jovens farmacêuticos e estudantes de Ciências Farmacêuticas, num total de 160 formadores espalhados de norte a sul do país, sendo também objetivo destas ações a valorização do papel destes profissionais de saúde no seio da sociedade.

“O projeto Geração Saudável inicia mais um ano letivo com visitas a escolas de todo o país e presença em eventos que sensibilizam os mais jovens, a comunidade escolar e as famílias para a importância que a adoção de estilos de vida saudáveis tem na prevenção de doenças. É importante que as gerações mais novas sejam informadas sobre a utilização responsável dos medicamentos ou sobre doenças como a diabetes, formas de prevenção e fatores de risco associados ao seu aparecimento. Através destas ações de formação, podemos educar, esclarecer dúvidas e assim ajudar os jovens a tomar decisões cada vez mais informadas e conscientes, em prol de um futuro mais saudável”, refere Luís Lourenço, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. 

No passado ano letivo, o projeto percorreu 90 escolas do país, realizou 600 sessões de consciencialização e incentivou mais de 15.000 jovens a adotar hábitos de vida mais saudáveis. Até ao início de 2020, o projeto contar chegar a cerca de 100 mil alunos.

Nos meses de setembro e outubro o projeto já visitou 11 escolas dos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo.

A diabetes é uma das doenças com maior impacto a nível nacional. Os dados mais recentes mostram que a sua incidência nas populações mais jovens está a aumentar. Estima-se que 44% da população portuguesa com diabetes não tenha a doença diagnosticada. Os estudos indicam ainda que a percentagem de portugueses com mais de 15 anos que raramente ou nunca praticam exercício físico aumentou nos últimos anos, estando agora nos 74%, o que reforça a importância de atuar junto dos mais novos, de modo a contrariar esta tendência.

A prática regular de exercício físico e uma alimentação saudável são fatores decisivos para redução do risco de complicações associadas à diabetes, uma das patologias com maior peso no aumento da morbilidade e mortalidade por doenças evitáveis nas sociedades europeias. 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay