6 de Maio, Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca

GEIC assinala Semana Europeia da Insuficiência Cardíaca

O Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia lança campanha de sensibilização sob o mote “Ouve o teu coração!”, no âmbito do Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, que se assinala a 6 de Maio.

A Campanha “Ouve o teu coração!” tem como objetivo sensibilizar a população, os profissionais de saúde, a classe política e a comunicação social para uma doença que afeta cerca de 400 mil portugueses e que todos os anos mata mais pessoas que alguns tipos de cancro.

“A insuficiência cardíaca é um problema grave de saúde pública porque representa uma elevada mortalidade e morbilidade. A falta de conhecimento sobre a doença leva as pessoas a não valorizar os sintomas, confundindo esses sinais com o processo natural de envelhecimento. O cansaço, falta de ar e dificuldade em desempenhar as tarefas diárias são sintomas que não devem ser ignorados”, explica a Professora Cândida Fonseca, Coordenado do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca.

Em Portugal, a insuficiência cardíaca afeta mais de 4% da população, ou seja, cerca de 400 mil pessoas e representa uma despesa que varia entre os 140 milhões e os 210 milhões de euros anuais em saúde. Prevê-se que a sua prevalência possa aumentar entre 50% a 70% até 2030, sendo, dessa forma, crucial prestar atenção a esta doença que, na Europa, é já a principal causa de internamento hospitalar após os 65 anos de idade.

Durante a Semana Europeia da Insuficiência Cardíaca, nomeadamente no dia 6 de Maio, serão promovidas várias iniciativas em Lisboa (Praça do Saldanha), Porto (Largo Amor de Perdição) e Évora (Praça do Giraldo), nomeadamente:

·         17h00: Largada de Balões

·         16h00: Aula de Aeróbica

A Campanha “Ouve o teu coração!” conta com a participação de duas figuras públicas, José Peseiro, atual treinador do FC Porto, e o ator João Didelet e com o apoio da Merck, Novartis, Servier e ainda das Câmaras Municipais de cada cidade. Durante o mês de Maio será veiculado nos principais canais generalistas e nos Cinemas NOS, um spot de 20’s alusivo à Campanha.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Creativepress