Equipamentos de imagiologia substituídos para assegurar a neutralidade carbónica

Fundação Champalimaud e Philips celebram parceria inédita para reduzir a pegada carbónica na indústria da saúde

A Fundação Champalimaud e a Philips celebram uma parceria sem precedentes que, em cinco anos, permitirá reduzir em 50% a pegada carbónica dos equipamentos de imagiologia da Fundação.

Os sistemas globais de saúde são responsáveis por significativas emissões de carbono - mais do que a aviação ou a indústria naval. Se o setor da saúde fosse um país, seria o quinto maior poluidor do planeta. A saúde humana e a saúde ambiental estão interligadas. Este setor tem uma grande oportunidade de combater as alterações climáticas, que afetam uma vasta gama de resultados para a saúde humana e impacta drasticamente a vida e os meios de subsistência de milhões de pessoas em todo o mundo.

Esta cooperação entre a Fundação Champalimaud e a Philips é baseada em três pilares fundamentais que foram desenhados para atingir os objetivos do projeto: EcoDesign, Economia Circular e Eficiência Energética. Estes pilares são assentes em valores que visam garantir a redução da necessidade de utilizar novos recursos e reciclar os materiais permitindo que tenham um tempo de vida mais longo.

“O setor da saúde não pode ignorar sua contribuição para as emissões de dióxido de carbono. Este impacto exige o reconhecimento da necessidade de alteração e consequente adoção de medidas para a sua mitigação. Esta parceria vai permitir reduzir o impacto que o setor da saúde tem no ambiente, garantindo os melhores cuidados de saúde aos nossos doentes” – garante Leonor Beleza, Presidente da Fundação Champalimaud.

A parceria entre a Fundação Champalimaud e a Philips assegurará a utilização eficiente do equipamento, sem comprometer a qualidade dos cuidados de saúde, e ainda melhorar a eficiência energética, de forma a evitar a utilização de substâncias perigosas, otimizando o uso de recursos. Para além da inovação tecnológica, este programa conjunto permitirá o desenvolvimento operacional através da introdução de metodologias de trabalho mais amigas do ambiente.

Esta parceria reconhece o impacto ambiental da imagem e por isso a Fundação Champalimaud compromete-se a substituir todo o equipamento nesta área, a fim de assegurar a neutralidade carbónica. A Deloitte foi nomeada para arbitrar a metodologia de cálculo (ReCiPe), realizar um cálculo de base externo da utilização do equipamento e monitorizar o plano de redução da Pegada Carbónica ao longo dos cinco anos.

“Além de melhorar os resultados dos pacientes e aumentar a eficiência, os prestadores de cuidados de saúde estão cada vez mais focados em mitigar o seu impacto no meio ambiente e em fazer escolhas mais sustentáveis”, disse Peter Vullinghs, Market Leader, Europe da Philips. “Temos um forte histórico na incorporação da sustentabilidade nas nossas soluções, operações e em toda a cadeia de abastecimento. Aproveitando essa profunda experiência, estamos nesta parceria com a Fundação Champalimaud para fazer uma mudança radical no seu impacto ambiental, permitindo avançar no seu objetivo de promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do cancro”.

Os novos equipamentos permitirão melhorar o diagnóstico e o desenvolvimento de soluções de visualização de imagem e tecnologia de intervenção minimamente invasiva, proporcionando um diagnóstico, tratamento e investigação mais rápidos e mais precisos.

Como líder mundial em inovação científica e tecnológica, a Fundação Champalimaud está empenhada em investir em tecnologia de ponta para garantir a melhor qualidade do serviço que presta aos seus pacientes, contribuindo simultaneamente para uma indústria de cuidados de saúde sustentável e mais resistente.

 

Fonte: 
JLM&A Consultores
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
<a href=