300 mil euros para melhor trabalho

Fundação BIAL distingue investigação biomédica a nível internacional

Está a decorrer a segunda edição do BIAL Award in Biomedicine. Com um valor de 300 mil euros, este prémio visa galardoar uma obra publicada nos últimos dez anos, de índole biomédica, com tema livre, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica.

O vencedor será escolhido por um Júri independente e internacional, composto por 14 elementos, presidido por Ralph Adolphs, Professor de Psicologia, Neurociência e Biologia no Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia). Inclui membros designados pelo European Research Council, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, European Medical Association, Conselho Científico da Fundação BIAL, anteriores vencedores do Prémio BIAL e editores do Journal of the American Medical Association (JAMA) e do New England Journal of Medicine.

Ralph Adolphs, presidente do Júri, afirma que “Este Prémio tem como finalidade distinguir um artigo de investigação empírica em biomedicina, de grande qualidade, publicado a partir de 2012 numa revista com revisão por pares. O Júri está muito entusiasmado, nomeadamente face ao carácter abrangente deste galardão, e espera receber nomeações de grupos diferenciados de cientistas, como por exemplo universidades, sociedades, academias ou institutos de investigação. Serão bem-vindas nomeações de obras de cientistas em qualquer fase da sua carreira e de qualquer país.”

Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, realça que “é com grande satisfação que promovemos a segunda edição do BIAL Award in Biomedicine. Sendo uma iniciativa recente, é muito gratificante poder assistir à mobilização de investigadores provenientes de diversas entidades e de diferentes países para, em conjunto, podermos reconhecer o que de mais notável e relevante tem sido descoberto na área biomédica nos últimos anos”.

Os candidatos a este premio internacional serão nomeados por membros do Júri, pelos elementos do Conselho Científico da Fundação, por anteriores premiados do Prémio BIAL e por Sociedades Científicas. O Júri poderá convidar outras instituições a apresentarem propostas. 

As nomeações devem ser feitas até 30 de junho de 2021. O vencedor da segunda edição do BIAL Award in Biomedicine será conhecido no primeiro trimestre de 2022.

A primeira edição deste galardão distinguiu uma investigação publicada na revista Cell, na área da imunologia tumoral, liderada pelo imunologista português Caetano Reis e Sousa, do Francis Crick Institute, em Londres. O trabalho envolveu um total de doze investigadores do Francis Crick Institute, do Cancer Research UK Manchester Institute e do University College London Cancer Institute.

Criado para reconhecer as mais notáveis descobertas científicas na área da biomedicina, o BIAL Award in Biomedicine decorre bianualmente, nos anos ímpares, alternando com o Prémio BIAL de Medicina Clínica. Conta com o Alto Patrocínio do 

Presidente da República Portuguesa, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association.

Fonte: 
BA&N
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock