Apoio à investigação

Fundação Amélia de Mello distingue investigação sobre Síndrome de Angelman

A Fundação Amélia de Mello (FAM) atribuiu, ontem, a Bolsa Pedro Maria José de Mello Costa Duarte, no valor de 25 mil euros, ao projeto “Exploring new therapeutic strategies for Angelman syndrome: A disease modelling approach based on 3D cerebellar organoids derived from patient iPSCs”, sendo seus autores e coordenadores os professores Evguenia Bekman, investigadora auxiliar convidada no grupo do Prof. Joaquim Sampaio Cabral no iBB-IST, e Simão Teixeira da Rocha, investigador independente no laboratório da Prof. Maria do Carmo Fonseca no IMM JLA/FMUL.

A escolha do júri da edição 2019 da Bolsa Pedro Maria José de Mello Costa Duarte teve em consideração cinco diferentes critérios, nomeadamente a adequação ao âmbito da Bolsa, o impacto clínico nas condições de diagnóstico, tratamento e condições de vida, sustentabilidade no tempo da solução proposta, qualidade e exequibilidade.

Esta Bolsa, criada há seis anos com a colaboração ativa da José de Mello Saúde, destina-se a apoiar, de dois em dois anos, profissionais e estudantes de medicina e enfermagem, técnicos de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, de bioengenharia e de tecnologias de informação, individualmente considerados, ou integrados em equipa, que desenvolvam trabalhos de investigação em Síndrome de Angelman.

A Síndrome de Angelman é uma doença genético-neurológica descoberta nos anos 60 do século passado pelo pediatra inglês Harry Angelman, que se estima afetar 1 em cada 15.000 nascidos vivos e que é caracterizada pelo atraso no desenvolvimento, dificuldade na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e sorriso frequente.

A FAM foi instituída em outubro de 1964 por iniciativa de D. Manuel de Mello, genro de Alfredo da Silva, em homenagem à sua mulher e para dar continuidade e reforçar a obra social do Grupo CUF.

 

Fonte: 
Unimagem
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Fundação Amélia de Mello