Actif é uma plataforma de atividades físicas, cognitivas e sociais inclusivas

Fundação Ageas, SNAP! Partners e Banco Português de Fomento investem 333 mil euros na Actif

A Fundação Ageas, em conjunto com a SNAP! Partners e o Banco Português de Fomento (BPF), entidade gestora do Fundo para a Inovação Social (FIS), potenciam o crescimento da Actif, plataforma de atividades físicas, cognitivas e sociais inclusivas, através de uma ronda de investimento total de 333 mil euros. A Fundação Ageas e a SNAP! Partners farão um investimento via obrigação convertível de 50 mil euros cada um, que será acompanhado por um investimento de 233 mil euros do FIS, em igualdade de condições.

Através de uma plataforma web, a Actif cria exercícios físicos e cognitivos acessíveis a todos e adaptados a vários níveis de condição física e mobilidade, tendo por missão, promover estilos de vida mais saudáveis, ao longo de todo o ciclo de vida, aceitando o processo natural de envelhecimento, doença e outras condições, sem afetar o potencial de bem-estar e de realização do indivíduo.

Melhorar a qualidade de vida dos portugueses, até 2032, é o objetivo da Actif que quer impactar 1.5 milhões de utilizadores diretos e, ainda, alcançar cerca de 12 mil instituições, oferecendo mais e melhores atividades. Estas parcerias beneficiam, não apenas, os utentes de ERPI e Centros de Dia, mas também os técnicos e os serviços administrativos que prestam apoio ao utente final. Pelo que esta ronda de investimento irá permitir à Actif aumentar a equipa, expandir a sua atividade, e ajudar um maior número de pessoas a envelhecerem ativamente. A Actif planeia, ainda, inaugurar plataformas para clientes individuais especialmente direcionadas às pessoas mais seniores da comunidade e, consequentemente, aos seus cuidadores informais.

“Num futuro mais próximo, isto é, até ao final de 2023, o nosso compromisso é estabelecer parcerias com 50 instituições, sejam ERPI ou Centros de dia”, afirma Sara Gonçalves, CEO e Cofundadora da Actif, que destaca o papel da Fundação Ageas, como sendo “crucial para aumentar a perceção de qualidade de vida e bem-estar dos nossos utentes, dando a oportunidade de expandir o número de atividades diárias nas instituições, com recurso a novas tecnologias para uma intervenção mais objetiva e eficaz, reduzindo assim o sedentarismo”.

Esta ação traduz-se no primeiro Investimento de Impacto para a Fundação Ageas, um novo eixo implementado este ano pela Fundação que, para além do apoio financeiro, promove também o acompanhamento e acesso à rede de especialistas do grupo segurador. Consubstanciando o compromisso do Grupo Ageas Portugal com o envelhecimento ativo em Portugal.

João Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, sublinha que “a Fundação Ageas desenhou uma forma de intervir em projetos de inovação social com potencial de crescimento e equipas diligentes, assente em diferentes premissas de apoio, mas visando um objetivo: dar escala a soluções inovadoras e eficazes para que as mesmas possam chegar a mais pessoas. Neste sentido, a Actif é um bom exemplo, cumprindo com os vários requisitos e, por isso, estamos muito felizes por este ser o nosso primeiro investimento de impacto.”. O responsável esclareceu ainda o que motivou a Fundação Ageas a realizar este investimento “a Actif ajuda as instituições e cuidadores a diagnosticar, planificar e implementar atividades que incorporam as necessidades e preferências do sénior.”

Manuel Nery e Nuno Brito Jorge, sócios da SNAP! Partners destacam “decidimos apostar na Actif porque acreditamos que é um setor com enorme potencial de crescimento, porque tem um produto que alia o potencial económico ao impacto positivo e porque nos impressionou a qualidade da equipa fundadora. “

Também para Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento “O projeto da ACTIF, representa um bom exemplo dos projetos sociais inovadores atualmente existentes no nosso país, que fazem a diferença na vida de cada vez mais pessoas. Enquanto instrumento de política pública, criado para fomentar iniciativas de inovação e empreendedorismo social que desenvolvam respostas impactantes e sustentáveis na resolução de problemas detetados na comunidade, o Fundo para a Inovação Social (FIS) cumpre aqui o seu papel, ao apoiar e financiar projetos no âmbito das suas áreas de atuação, em sistema de coinvestimento com investidores privados, alavancando o ecossistema de inovação e empreendedorismo social e potenciando toda uma comunidade de empreendedores e investidores de impacto em Portugal, em linha com a tendência mundial de crescimento e amadurecimento do mercado de investimento de impacto. Com este investimento, o FIS soma 13 operações de capital realizadas, num montante total de investimento público e privado de cerca de 15 milhões de euros”.

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Actif