Denúncia

Funcionários acusam Hospital de Cascais de falsear resultados e sistema de triagem na urgência

A acusação chega por parte de um grupo de antigos e atuais profissionais do Hospital de Cascais que afirmam que a unidade hospitalar falseou resultados clínicos e algoritmos do sistema de triagem da urgência com o objetivo de aumentar as receitas que são pagas à parceria público-privada.

O caso foi denunciado numa reportagem exibida pela SIC esta segunda-feira e já terá sido apresentada queixa à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e ao Ministério Público.

Os atuais e ex-funcionários que prestaram declarações ao canal, afirmam que eram “impelidos a aligeirar sintomas ou o caso de doentes, para que os algoritmos da Triagem de Manchester dessem uma cor de pulseira verde em vez de amarela”, para que os tempos máximos de espera não fossem ultrapassados. É que o incumprimento dos tempos de espera pode fazer o hospital incorrer em penalizações financeiras.

“É o que consta do contrato entre a entidade gestora do Hospital de Cascais – o grupo privado Lusíadas – e o Estado. Tal como os outros hospitais com parcerias público-privadas (PPP), as urgências em Cascais são pagas com base na disponibilidade do serviço, o que implica cumprir os tempos de espera”, recorda a reportagem.

A SIC, que também ouviu doentes tratados na instituição, dá ainda conta que de que era acrescentada informação clínica nas fichas dos doentes para, alegadamente, aumentar a gravidade das doenças dos utentes.

De acordo com a reportagem, isto serviria para influenciar o financiamento que o hospital recebe, e que é calculado através de um índice de ponderação da produção de um hospital que reflete a maior ou menor complexidade das situações.

Para já estas suspeitas estão a ser avaliadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e pelo Ministério Público, entidades a quem um grupo de atuais e antigos profissionais do hospital apresentou queixa.

Fonte: 
SIC
Nota: 
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