18 de novembro

Fórum do Medicamento promove debate sobre novas oportunidades no acesso a medicamentos

A 14ª edição do Fórum do Medicamento acontece no próximo dia 18 de novembro, no Centro Cultural de Belém. Em discussão estarão temas como a prática clínica com base em resultados, com intervenções de Raquel Correia, coordenadora do Value-Based Health Care Graduate Program da Université Paris School of Medicine, de Joaquim Murta, da Health Cluster Portugal e Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do CHUC, de Marina Borges, responsável do Serviço de Planeamento e Gestão do IPO-Porto.

À semelhança dos anos anteriores, o evento contará ainda com a apresentação e debate dos resultados do estudo intercalar do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento” que, mais uma vez, faz um ponto de situação sobre o acesso às terapêuticas inovadoras por parte dos hospitais portugueses e as barreiras ao acesso e as ruturas de medicamentos, abordando-se, pela primeira vez, o papel das Comissões de Farmácia e Terapêutica. 

O evento contará com duas mesas de debate, a primeira com a participação de Helena Catarino, da Ordem dos Farmacêuticos, Paulo Gonçalves, da Plataforma Saúde em Diálogo, e Vanessa Ribeiro, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), além de Joaquim Murta e Marina Borges. A segunda mesa redonda irá reunir António Teixeira Rodrigues, da Ordem dos Farmacêuticos, Margarida Ornelas, do IPO Coimbra, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, Rui Ivo, Presidente do INFARMED, e Rosário Trindade, Diretora Corporate Affairs & Market Access da AstraZeneca.

O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da AstraZeneca, e que tem como objetivo promover uma reflexão sobre os modelos de acesso ao medicamento hospitalar a nível nacional e europeu, assente no tema “VALUE BASED HEALTHCARE NA PROMOÇÃO DE GANHOS EM SAÚDE”. A sessão será presidida por Francisco Ramos e contará com moderação de Paula Rebelo, jornalista da RTP. 

 

 

Fonte: 
Guess What
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.