Evento online

Fórum “Bem Me Quero” com foco na saúde cardiovascular das mulheres

No próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, entre as 18:30 e as 21:00 horas a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) organiza o Fórum “Bem Me Quero”, um evento virtual que pretende reforçar o alerta sobre a importância da prevenção da doença cardiovascular nas mulheres. O evento será transmitido na página de Facebook da SPC e será dedicado a profissionais de saúde.

O Fórum “Bem Me Quero” faz parte do programa educacional com o mesmo nome para a prevenção das doenças cardiovasculares nas mulheres, cujo objetivo é alertar o público feminino para os sinais desta doença e promover o seu atempado diagnóstico e tratamento junto dos profissionais de saúde.

A prevenção/diagnóstico/tratamento da doença coronária na mulher com menopausa, na mulher com cancro ou durante a gravidez são alguns dos temas que vão estar em debate e que vão contar com algumas das mais reconhecidas médicas cardiologistas e de outras áreas da saúde da mulher em Portugal.

A doença coronária é a principal causa de morte na mulher das sociedades ocidentais, ultrapassando o cancro da mama, cancro uterino e a mortalidade periparto (entre o último mês de gestação e os 5 meses após o nascimento do bebé).

Em Portugal as mulheres com enfarte agudo do miocárdio são pior tratadas que os homens, têm maior risco de complicações e uma mortalidade hospitalar cerca de 2 vezes superior.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, 80 por cento destas mortes podem ser prevenidas com alterações nos estilos de vida e educação, além de se considerar que a doença coronária na mulher está subdiagnosticada e há um reconhecido subtratamento.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Cardiologia