Infarmed

Foram aprovados mais de 70 medicamentos inovadores em Portugal no ano passado

O Infarmed aprovou, o ano passado, mais de 70 novos medicamentos e reduziu em mais de 200 milhões de euros as condições propostas pelas farmacêuticas.

Estes números foram avançados pelo Presidente do Infarmed, Rui Ivo, durante cerimónia do 27.º aniversário da instituição, que se realizou na passada quarta-feira.

“Posso dizer-vos que as 74 novas soluções terapêuticas abrangem áreas tão diversas como, entre outras, a oncologia, a infeciologia e o sistema nervoso central. No seu conjunto, sublinho, permitiram reduzir as condições propostas pelas empresas em mais de 200 milhões de euros”, afirmou Rui Ivo acrescentando que é necessário encontrar “soluções para o equilíbrio entre o acesso a medicamentos inovadores e a sua sustentabilidade financeira”.

Em jeito de balanço, referiu que foram aprovados 74 medicamentos inovadores no último ano, tendo este sido um dos períodos com maior número de aprovações de inovação terapêutica.

Rui Ivo relembrou que estes “são processos exigentes ao longo de todas as fases de avaliação: regulamentar, técnica, clínica, económica e financeira”.

Do balanço da atividade da Autoridade Nacional do Medicamento, Rui Ivo anunciou ainda que em 2019 se realizaram mais de 1.600 inspeções a todo o circuito do medicamento, um “número nunca antes atingido”.

Muitas dessas ações de inspeção foram dirigidas à garantia de acesso e de disponibilidade dos medicamentos, um problema que se foi agravando em Portugal e que levou até a mudar a legislação.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock