Estudo FINEARTS-HF

Finerenona avaliada em doentes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção preservada

O estudo FINEARTS-HF, um estudo de fase III multicêntrico, aleatorizado, em dupla ocultação e controlado por placebo vai avaliar a eficácia e segurança da finerenona na morbilidade e mortalidade em doentes que sofrem de insuficiência cardíaca sintomática (classe II-IV da New York Heart Association) com fração de ejeção ventricular esquerda ≥40%.

O objetivo principal do estudo é demonstrar superioridade da finerenona em relação ao placebo na redução da taxa do parâmetro de avaliação final composto de morte cardiovascular e total de acontecimentos de insuficiência cardíaca (IC) (primeiros e recorrentes) (definidos como hospitalizações por IC ou consultas urgentes por IC).

Atualmente, não existe uma terapêutica aprovada para doentes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção preservada. Estes doentes têm um risco substancial de acontecimentos cardiovasculares, o que representa uma enorme necessidade não atendida nas doenças cardiovasculares”, afirmou Scott D. Solomon, MD, The Edward D. Frohlich Distinguished Chair, Professor de Medicina da Harvard Medical School, Diretor de Cardiologia não invasiva e Médico Sénior no Brigham and Women's Hospital e Presidente do Comité Executivo do estudo. “O estudo FINEARTS-HF avaliará se a finerenona leva a uma redução no risco de morte cardiovascular e outros acontecimentos de insuficiência cardíaca nestes doentes carentes.”

“O bloqueio do sistema de recetores dos mineralocorticoides demonstrou ser benéfico no tratamento da insuficiência cardíaca. Com o novo composto finerenona, a Bayer está a seguir uma nova abordagem de investigação noutra população de doentes com insuficiência cardíaca, onde ainda falta uma terapêutica direcionada para reduzir a mortalidade e a morbidade”, afirmou o Dr. Joerg Moeller, membro do Comité Executivo da Divisão Farmacêutica da Bayer AG e Chefe de Investigação e Desenvolvimento. “Estamos entusiasmados com o facto de a finerenona ser o primeiro antagonista dos recetores dos mineralocorticoides não esteroide que está a ser desenvolvido na insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.”

O estudo planeado de fase III FINEARTS-HF investigará a finerenona em comparação com o placebo em mais de 5500 doentes com insuficiência cardíaca sintomática com uma fração de ejeção ventricular esquerda ≥40%. Os doentes serão aleatorizados para receber finerenona uma vez por dia (titulado até 40 mg) ou placebo. O estudo será realizado em mais de 34 países, incluindo centros na Europa, Japão, China e EUA.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock