“A cada dois segundos alguém precisa de sangue”

FEPODABES apela à solidariedade dos portugueses neste Natal e lembra: dar sangue é dar vida

A Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apela à solidariedade dos portugueses na época festiva, recordando que “a cada dois segundos há alguém que precisa de sangue”.

“Contamos com os portugueses, nomeadamente com  os mais jovens, a quem pedimos que façam a sua primeira dádiva de sangue neste Natal. O sangue doado ajuda a salvar vidas e esse é o melhor presente que se pode oferecer”, afirma Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

O inverno, caracterizado pela época natalícia mas também pelos surtos gripais, altura em que muitos portugueses vão de férias, são as épocas em que se sentem mais as reduções de dádivas de sangue.

“Apesar de não existirem ruturas de abastecimento, a FEPODABES apela a um reforço das dádivas nesta altura, para que seja possível continuar a acautelar as reservas de sangue que resultam das colheitas realizadas diariamente em todo o país pelo IPST [Instituto Português do Sangue e da Transplantação] e pelos hospitais que têm colheita”, explica Alberto Mota.

Em Lisboa, os locais onde as pessoas entre os 18 e os 65 anos e com mais de 50kg podem dar sangue incluem o Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa, os serviços centrais do IPST, o Hospital de Santa Maria (CHLN), o Hospital de São José (CHLC), Hospital D. Estefânia (CHLC) e o IPO Lisboa.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.