Pela defesa dos direitos e interesses dos diabéticos

Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes lança hoje “Academia FPAD”

A Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD) apresentou dois projetos, o “Projecto Blue O” e “Academia FPAD”, no âmbito do II Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes, que se realizou nos dias 11 e 12 de setembro. Estes projetos têm como o objetivo defender os direitos e interesses das pessoas com diabetes e promover um estilo de vida saudável dos mesmos.

A “Academia FPAD” será lançada hoje, proporcionando formações gratuitas e certificadas, que facultem ferramentas para superar desafios ligados à Diabetes, para associações afiliadas que estejam interessadas na dinâmica da gestão organizacional de qualidade. Nesta 1ª Edição, destacam-se duas áreas:  a gestão e formação para a prática de voluntariado e gestão de organizações sem fins lucrativos. Estas formações irão decorrer em formato online e em horário pós-laboral para que possam incentivar à participação.

O “Projecto Blue O” é uma parceria com a FPAD que pretende desmistificar a prática desportiva em pessoas diagnosticadas com diabetes Tipo I e Tipo II, sendo extensível a toda a população, e também facilitar a integração desportiva dos atletas com Diabetes Tipo 1, ou seja, promover a participação de atletas diagnosticados com diabetes, em competições desportivas nacionais e internacionais. Esta iniciativa quer tornar os embaixadores em exemplos de superação, resiliência e sobretudo da boa vivência com a doença, proporcionando e demonstrando uma melhoria efetiva da sua condição de saúde.

Para Emiliana Querido, Presidente da FPAD, “este II Congresso Nacional da Federação Portuguesa Das Associações De Pessoas Com Diabetes além de debater a importância do desporto e da atividade física e nomeadamente os seus benefícios na vida das pessoas com diabetes, é um convívio quase de família, onde tivemos alguns momentos cómicos e atividades lúdicas para os participantes, como contamos com a participação da Tuna da Universidade de Coimbra de Medicina e a participação da Atriz Marta Costa que nos deram dinamismo e alegria nos intervalos. E onde celebrámos os 21 anos desta grande família que é a FPAD!”.

Fica desde já lançado o convite para, em 2023, juntar-se ao III Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes, evento este que será gratuito e aberto a toda a comunidade, em data e local a anunciar em breve.

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay