Dengue pode ser responsável

Febre misteriosa já vitimou dezenas de crianças na índia.

Há mais de uma semana que crianças, em alguns distritos do estado indiano de Uttar Pradesh, acordam com febre alta e encharcadas em suor. A maioria apresenta ainda outras queixas como dores nas articulações, dores de cabeça, desidratação e nausear. Em alguns casos, ocorrem erupções cutâneas.

Pelo menos 50 pessoas, a maioria crianças, morreram de febre e várias centenas foram internadas em seis distritos do leste do estado indiano de Uttar Pradesh.

Numa altura em que a Índia parece estar lentamente a recuperar de uma segunda onda altamente mortífera de coronavírus, as mortes associadas a uma febre misteriosa têm lançado o pânico num dos estados mais populosos do país.  

Os médicos acreditam que a dengue, uma infeção viral transmitida por mosquitos, pode ser a principal causa associada à condição que já fez muitas dezenas de mortos.

Segundo a BBC, há relatos de que foi detetado, em muitos dos pacientes que deram entrada no hospital, um componente sanguíneo que ajuda a formar coágulos em declínio, o que caracteriza uma forma severa de dengue.

"Os pacientes, especialmente as crianças, nos hospitais estão a morrer muito rapidamente", disse um médico.

Transmitida por mosquitos fêmeas, a dengue é uma doença tropical que circula na Índia há centenas de anos. Trata-se de uma doença endémica em mais de 100 países, mas cerca de 70% dos casos reportados dizem respeito à Ásia.

Há quatro vírus da dengue, e as crianças têm até cinco vezes mais probabilidades de morrer durante uma segunda infeção por dengue do que os adultos.

O mosquito - Aedes aegypti - reproduz-se dentro e ao redor de casas em recipientes que guardam água doce.

Quase 100 milhões de casos graves de dengue - hemorragia severa, órgãos danificados - são reportados em todo o mundo todos os anos. "O impacto combinado das epidemias de Covid-19 e de dengue pode potencialmente resultar em consequências devastadoras para as populações em risco", segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, ainda não é claro se uma epidemia de dengue é a única responsável pelas mortes relacionadas com a febre em Uttar Pradesh.

Um Estado com mais de 200 milhões de pessoas e padrões tradicionalmente pobres de saneamento, altos níveis de desnutrição em crianças e cuidados de saúde irregulares relata, rotineiramente, casos de "febre misteriosa" após as chuvas de monção de dois em dois anos.

Apenas mais investigações, incluindo análises de genoma, podem determinar se a mais recente onda de "febres misteriosas" na Índia é desencadeada apenas pela dengue, ou por outras doenças.

Fonte: 
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay