Estudo

Fatores de risco não tradicionais para doenças cardiovasculares aumentam entre as mulheres

O stress do trabalho, os distúrbios do sono e a fadiga, considerados como fatores de risco não tradicionais para ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, estão a aumentar entre as mulheres, segundo um novo estudo apresentado hoje na Conferência da Organização Europeia do AVC (ESO).

Os investigadores compararam dados de 22 mil homens e mulheres no Swiss Health Survey de 2007, 2012 e 2017, e encontraram um aumento "alarmante" no número de mulheres que reportam os fatores de risco não tradicionais para as doenças cardiovasculares. A tendência coincidiu com o aumento do número de mulheres a trabalhar a tempo inteiro de 38% em 2007 para 44% em 2017.

Globalmente, em ambos os sexos, o número de relatos de stress no trabalho aumentou de 59% em 2012 para 66% em 2017, e os que reportam sentir-se cansados e fatigados aumentaram de 23% para 29% (para 33% nas mulheres e 26% nos homens). O número de distúrbios do sono subiu de 24% para 29%, com os distúrbios do sono severos a aumentarem mais acentuadamente nas mulheres (8%) do que nos homens (5%).

No entanto, a pesquisa também descobriu que os fatores de risco tradicionais para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares tinham permanecido estáveis no mesmo período, com 27% a sofrer de hipertensão, 18% com colesterol elevado e 5% com diabetes. A obesidade aumentou para 11% e o tabagismo diminuiu de cerca de 10,5 para 9,5 cigarros por dia, mas ambos eram mais predominantes nos homens.

Martin Hänsel, Neurologista do Hospital Universitário de Zurique e Susanne Wegener, Professora de Neurologia na Universidade de Zurique, na Suíça, comentaram: "O nosso estudo descobriu que os homens eram mais propensos a fumar e a ser obesos do que as mulheres, mas as mulheres relataram um aumento maior nos fatores de risco não tradicionais para ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), como o stress do trabalho, distúrbios do sono, e sentir-se cansado e fatigado”.

"Este aumento coincide com o número de mulheres a trabalhar a tempo inteiro. Fazer malabarismos com o trabalho e as responsabilidades internas ou outros aspetos socioculturais pode ser um fator, bem como exigências específicas de saúde das mulheres que podem não ser contabilizadas na nossa vida quotidiana”, explicam.

"Tradicionalmente, os homens são vistos como mais afetados por ataques cardíacos e derrames do que as mulheres, mas em alguns países, as mulheres ultrapassaram os homens. Há uma lacuna de género e é necessária mais investigação para descobrir o porquê", acrescenta Susanna Wegener.

 

Fonte: 
European Stroke Organisation Conference (ESOC) 2021
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock