Estudo

Fármacos direcionados para as proteínas IFNAR2 e ACE2 ajudam a prevenir hospitalização de doentes Covid

Investigadores do VA Boston Healthcare System, da Universidade de Cambridge, do Instituto Europeu de Bioinformática da EMBL (EMBL-EBI) e do Instituto Italiano di Tecnologia (IIT) usaram um estudo de genética humana em larga escala para identificar alvos de fármacos importantes para a gestão da Covid-19 nas suas fases iniciais, prevenido a sua progressão.

Utilizando estes métodos, os investigadores identificaram as proteínas IFNAR2 e ACE2 como alvos de potenciais fármacos para a gestão precoce da Covid-19. Embora estudos anteriores se tivessem centrado principalmente na identificação de tratamentos para doentes já hospitalizados ou gravemente doentes, este estudo visou identificar fármacos que poderiam ser reutilizados para a gestão precoce do Covid-19.

A investigação, publicada na revista Nature Medicine, apela a ensaios clínicos em fármacos direcionados para as proteínas IFNAR2 e ACE2 para ajudar a prevenir a hospitalização dos doentes. A prescrição destes fármacos após o diagnóstico de Covid-19, mas antes que as suas condições exijam hospitalização, pode ajudar a minimizar os sintomas e reduzir o número de pacientes que necessitam de cuidados críticos.

Prevenção da hospitalização por Covid-19

Para identificar todos os genes codificadores de proteínas que servem como alvos para medicamentos ou fármacos aprovados no desenvolvimento clínico, os investigadores usaram métodos de análise computacional e a base de dados de bioatividade do ChEMBL. Esta abordagem identificou 1.263 genes suscetíveis à terapêutica. Em seguida, investigaram a prevalência de variantes genéticas nestes genes dentro de dois grandes conjuntos de dados genéticos do Programa Veterano do Milhão de VA e da CoVID-19 Host Genetics Initiative. Um total de 7.554 doentes hospitalizados com Covid-19 e mais de um milhão de controlos foram incluídos na análise. Esta abordagem forneceu provas genéticas para os fármacos que visam duas proteínas: ACE2 e IFNAR2.

"Quando iniciámos este projeto, a maioria dos testes Covid-19 estavam a ser feitos em pacientes hospitalizados", diz Juan P. Casas, epidemiologista médico do Sistema de Saúde VA Boston. "Muito poucos tratamentos estavam a ser testados para dar aos pacientes no início da história natural da doença. No entanto, à medida que a disponibilidade de testes contra o coronavírus aumentou, abriu-se uma oportunidade para identificar e tratar os doentes com Covid-19 antes de progredirem para formas mais graves da doença que exigem hospitalização."

"Mesmo que as vacinas eficazes contra o vírus SARS-CoV-2 estejam a ser lançadas em todo o mundo, ainda é muito importante identificar os fármacos que podemos usar para o tratamento da Covid. Ter uma melhor compreensão dos fármacos que poderíamos usar para prevenir a progressão da doença pode salvar vidas", diz Andrew Leach, Chefe de Biologia Química da EMBL-EBI.

Uma abordagem computacional

"A descoberta de novos fármacos geralmente demora muito tempo e isso não é o ideal tendo em conta a urgência da pandemia", diz Anna Gaulton, Coordenadora do Grupo ChEMBL na EMBL-EBI. "A base de dados do ChEMBL permite-nos identificar rapidamente os alvos proteicos dos fármacos e compostos atualmente disponíveis em ensaios clínicos tardios. Cruzar esta informação com os resultados das análises genéticas permite-nos identificar potenciais novas oportunidades de reaproveitamento de fármacos para o tratamento da Covid-19."

"Usamos associações genéticas medidas em conjuntos de dados humanos em larga escala para prever os efeitos dos fármacos", diz Claudia Giambartolomei, investigadora do IIT. "Uma vez identificados os instrumentos genéticos corretos, estas associações podem ser usadas para ligar um gene que codifica um alvo de fármaco a uma doença sem esperar pelos resultados dos ensaios clínicos. Este trabalho constituiu um esforço colaborativo muito emocionante, onde especialistas de diferentes áreas se reuniram e rapidamente responderam a uma necessidade urgente."

O artigo pode ser consultado aqui: Actionable druggable genome-wide Mendelian randomization identifies repurposing opportunities for COVID-19

Fonte: 
European Molecular Biology Laboratory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay