Gripe sazonal

Farmácias vão administrar a vacina da gripe. Campanha de vacinação só arranca em outubro

As farmácias vão voltar a participar no processo de administração gratuita da vacina da gripe a pessoas com mais de 65 anos. A imunização vai ser feita em colaboração com os centros de saúde. De acordo com o “Jornal de Notícias”, as farmácias vão receber 200 mil doses do contingente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e comercializar 700 mil.

Apesar de ainda não existir data para a chegada das vacinas, as farmácias já estão a fazer reservas. Este ano, vão estar disponíveis mais 200 mil vacinas para venda com comparticipação do Estado. No total, segundo a informação recolhida pelo jornal junto da Associação Nacional de Farmácias (ANF), há 900 mil vacinas nas farmácias: 700 mil para venda e 200 mil gratuitas para idosos.

“Neste momento não há informação no sentido de se admitir uma coadministração de vacina da gripe sazonal e da Covid-19”

Questionada sobre a possibilidade de ser administrada em conjunto a vacina da gripe com uma terceira dose da vacina Covid-19, Marta Temido, sublinhou que a prioridade das autoridades de saúde é o arranque da campanha de vacinação contra a gripe sazonal, que deverá ter início na segunda semana de outubro. “Sabemos que a gripe tem muitas vezes efeitos letais na saúde das pessoas, portanto, neste momento, essa é a prioridade”, revelou a ministra.

 

 

 

 

Fonte: 
Jornal de Notícias e ECO
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock