Covid-19

Farmácias já reabriram todas

Reabriu hoje, no Porto, a última das 13 farmácias que foram forçadas a períodos de encerramento devido a casos de infeção nas próprias equipas. No entanto, a rede de farmácias vai continuar a entregar medicamentos ao domicílio.

Nuno Flora, secretário-geral da Associação Nacional das Farmácias, aproveitou a ocasião para "agradecer aos portugueses o civismo com que se têm comportado no espaço farmácia, o que nos permitiu ser uma das redes menos afetadas da Europa por esta pandemia” e relembrar que a rede de farmácias vai continuar a entregar medicamentos ao domicílio, em qualquer ponto do território, através da linha telefónica gratuita 1400. 

“A população idosa e outros grupos de risco devem continuar a usar este serviço para evitar saídas de casa desnecessárias”, recomenda Nuno Flora.

No início de março, as farmácias montaram um plano de contingência em tempo record, com atendimentos ao postigo, instalação de acrílicos e instruções claras de segurança para os utentes e as próprias equipas. A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) adotou o fluxograma português de aconselhamento farmacêutico contra o coronavírus, que foi traduzido em dezenas de línguas e replicado em centenas de países.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock