Farmacêutico português eleito presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia

No discurso de eleição, Duarte Santos afirmou que irá "garantir que o PGEU disponibilizará a todos os farmacêuticos comunitários espalhados pela Europa as ferramentas necessárias para responder aos muitos desafios e oportunidades que o sector da Farmácia enfrenta atualmente, incluindo as faltas de medicamentos, a implementação da legislação europeia sobre os medicamentos falsificados e a nova regulamentação europeia relativa aos dispositivos médicos e aos medicamentos veterinários", entre outros.
“Tudo farei para garantir também que o PGEU continuará a promover a colaboração interprofissional, trabalhando de perto com as outras organizações europeias de profissionais de saúde», referiu Duarte Santos, reafirmando o desígnio de «levar a voz dos farmacêuticos comunitários para as políticas europeias”.
O novo presidente do PGEU completou em 2008 o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. É proprietário de uma farmácia em Lisboa, da qual é desde o início responsável pela prestação de cuidados aos utentes e pela gestão. Foi presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) entre 2011 e 2015. Duarte Santos é membro da Direção da ANF desde Maio de 2013, tendo assumido diversas funções de gestão de áreas e projetos, em que se incluem a representação internacional da ANF, as relações institucionais desta associação com a Academia e as associações de estudantes, e a direção da revista Farmácia Portuguesa. Desde 2014, é professor convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
O PGEU é a associação europeia que representa mais de 400 mil farmacêuticos comunitários. Os seus membros são as associações nacionais e as entidades profissionais de farmacêuticos em 31 países europeus, incluindo Estados-Membros da UE, membros do Espaço Económico Europeu e da EFTA, e países candidatos à UE. A Delegação portuguesa ao PGEU é formada pela Ordem dos Farmacêuticos e pela Associação Nacional das Farmácias.