Programa Global de Bolsas de Investigação 2021

FARM-ID e iMM vencem Bolsas de Investigação Pfizer Portugal com projetos na área do Cancro da Mama Metastático

Terminou o processo de avaliação de Propostas para o Programa Competitivo de duas Bolsas de Investigação, promovido pela Pfizer Portugal para a área do Cancro da Mama Metastático. “Pipeline de descoberta de inibidores da CDK4/6 para o tratamento do cancro da mama metastático” e “Resposta imune mediada pelo interferão em doentes com cancro da mama metastático tratados com inibidores de CDK4/6 mais terapia endócrina” foram os projetos selecionados por um painel independente de revisores portugueses.

A atribuição destas bolsas de investigação tinha como intuito o financiamento de projetos que contribuíssem para aprofundar o conhecimento clínico e que gerassem evidência no tratamento do Cancro da Mama Metastático com os inibidores CDK 4/6. Os projetos agora anunciados vão receber uma bolsa no valor de 25 mil euros para a sua implementação.

Submetido pela FARM-ID - Associação da Faculdade de Farmácia para a Investigação e Desenvolvimento, e tendo como investigadora principal a Prof. Dra. Alexandra Brito, o projeto “Pipeline de descoberta de inibidores da CDK4/6 para o tratamento do cancro da mama metastático” tem como objetivo descobrir um novo fármaco para o tratamento de metástases de cancro da mama, atuando em múltiplos alvos de modo a evitar o desenvolvimento de resistência ao tratamento, considerando ainda a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica para o tratamento das metástases cerebrais. Para o efeito, serão usadas ferramentas computacionais para a descoberta de moléculas candidatas e modelos pré-clínicos relevantes para avaliação da sua atividade e segurança. Globalmente, o projeto terá um grande impacto num problema de saúde global, melhorando a qualidade e esperança de vida de doentes com cancro da mama metastático, e trazendo enormes benefícios económicos e sociais. A equipa liderada pela Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa conta com um especialista em Ciências Computacionais, André Falcão, e duas estudantes de doutoramento em Farmácia da FFUL (Joana Godinho-Pereira e Ana Rita Garcia).

 Liderado pela Prof. Dra.  Sandra Casimiro e pelo Prof. Dr. Luís Costa, respetivamente investigadora principal e co-investigador, o projeto do iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes tem como mote “Resposta imune mediada pelo interferão em doentes com cancro da mama metastático tratados com inibidores de CDK4/6 mais terapia endócrina”. A grande maioria das mortes por cancro da mama está associada à doença avançada (metastática). Para estas doentes, em que o cancro da mama se expandiu para outros órgãos, o uso de tratamentos que têm como alvo determinadas proteínas tumorais tem permitido aumentar significativamente a sobrevivência. Mas existem sempre casos de doentes que não respondem ao tratamento ou acabam por desenvolver resistência ao mesmo. O projeto vai estudar a resposta imunitária e tumoral ao tratamento usado em primeira linha para tratar mulheres com cancro da mama metastático do tipo luminal, o mais comum, para identificar biomarcadores de prognóstico para benefício ou resistência a este tratamento. Um contributo para um tratamento mais personalizado, evitando terapias ineficazes e toxicidade associada.

Tendo como âmbito geográfico Portugal e como área de interesse a Oncologia – Cancro da Mama Metastático, as bolsas vencedoras estão inseridas no programa Pfizer Global Medical Grants (GMG), criado para apoiar iniciativas independentes, com o objetivo de melhorar os resultados em saúde e responder a necessidades médicas não satisfeitas, alinhadas com a estratégia científica da Pfizer. Responsável pelo financiamento, a Pfizer não teve qualquer influência sobre a seleção dos projetos. A avaliação e seleção dos projetos foi realizada por um painel de peritos clínicos reconhecidos pelo seu conhecimento e vasta experiência na área do cancro da mama.

Pode conhecer os dois projetos aqui: 

Pipeline de descoberta de inibidores da CDK4/6 para o tratamento do cancro da mama metastático

Resposta imune mediada pelo interferão em doentes com cancro da mama metastático tratados com inibidores de CDK4/6 mais terapia endócrina

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock