Estudo

Falta de atividade física pode levar a disfunções neuronais

A modernidade e as inovações tecnológicas trouxeram uma série de benefícios, mas, ao mesmo tempo, a comodidade que trazem acaba por reduzir drasticamente a prática de atividade física, o que desencadeia uma série de problemas.

O estilo de vida sedentário está ligado a diversas doenças, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo depressão, além disso, a falta de atividade física pode afetar a qualidade do sono, a postura e a saúde mental, aumentando o stresse e a ansiedade.

Mas, além das condições mais comumente relacionadas ao sedentarismo, ele também pode ser um importante fator para o desenvolvimento de disfunções neuronais.

De acordo com o artigo científico “Relação entre fadiga, dependência de dopamina com as disfunções neuronais”, publicado  pelo Brazilian Journal of Development e produzido pelo neurocientista, Fabiano de Abreu Agrela, a modernidade leva o ser humano a desenvolver fadiga e ter falta de atividade física, o que pode ser um fator importante para o surgimento de disfunções neuronais.

“A nossa geração não se encontra cansada, e sim com fadiga. Diferentes de nossos primatas que se locomoviam quilómetros para caçar. Atualmente, as pessoas são bem mais sedentárias, contribuindo dessa maneira para um distúrbio dos neurotransmissores”.

Distúrbios dos neurotransmissores é a resposta para a falta de comunicação com as demais células, trazendo a abundância do cortisol para o nosso corpo. A falta de serotonina faz com que o cortisol entre em ação, ocasionando mal-estar. Isso ocorre no trabalho em casa, é quando desencadeia a síndrome de fadiga crónica (SFC)”.

Vivemos num sedentarismo sem limites, ou seja, nada que nos motive a nos movermos e ficarmos por muito tempo na ociosidade, somos responsáveis pela alteração do metabolismo quando não dormimos corretamente, [...] nos levando a obter hábitos desreguladores e influenciando diretamente as nossas hormonas neurotransmissores e recetores.” Afirma o artigo.

 

 

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock