Relatório Fórum Económico Mundial

Falha Climática e Crise Social entre os 10 principais riscos globais

Os riscos climáticos dominam as preocupações globais à medida que o mundo entra no terceiro ano da pandemia. De acordo com o Global Risks Report 2022, apresentado pelo Fórum Económico Mundial, embora os principais riscos a longo prazo se relacionem com o clima, a curto prazo as principais preocupações globais incluem as divisões sociais, crises de subsistência e a deterioração da saúde mental.

Além disso, a maioria dos especialistas acredita que uma recuperação económica global será volátil e desigual nos próximos três anos.

Agora, na sua 17ª edição, o relatório incentiva os líderes a pensarem fora do ciclo trimestral de reporte e a criarem políticas que gerem riscos e moldem a agenda para os próximos anos. Explora quatro áreas de risco emergente: cibersegurança; competição no espaço; uma transição climática desordenada; e pressões migratórias, cada uma exigindo coordenação global para uma gestão bem-sucedida.

 "A saúde e as perturbações económicas estão a agravar as clivagens sociais. Isto está a criar tensões numa altura em que a colaboração entre as sociedades e a comunidade internacional será fundamental para garantir uma recuperação global mais equilibrada e rápida. Os líderes mundiais devem unir-se e adotar uma abordagem coordenada pelos vários stakeholders para enfrentar desafios globais implacáveis e construir resiliência antes da próxima crise", disse Saadia Zahidi, diretora-geral do Fórum Económico Mundial.

Carolina Klint, Risk Management Leader da Marsh, afirmou que "à medida que as empresas recuperam da pandemia, estão a aguçar o seu foco na resiliência organizacional e nas credenciais do ESG. Com as ameaças cibernéticas a crescerem mais rapidamente do que a nossa capacidade de as erradicar permanentemente, é evidente que nem a resiliência nem a governação são possíveis sem planos credíveis e sofisticados de gestão de riscos cibernéticos. Da mesma forma, as organizações precisam de começar a compreender os seus riscos espaciais, nomeadamente o risco para os satélites dos quais nos tornámos cada vez mais dependentes, dado o aumento das ambições geopolíticas e das tensões."

Peter Giger, Diretor de Risco do Grupo Zurique, afirmou: "A crise climática continua a ser a maior ameaça a longo prazo que a humanidade enfrenta. A não atuação em matéria de alterações climáticas poderia reduzir o PIB mundial em um sexto e os compromissos assumidos na COP26 ainda não são suficientes para atingir o objetivo de 1,5 C. Não é tarde demais para os governos e as empresas agirem sobre os riscos que enfrentam e para conduzirem uma transição inovadora, determinada e inclusiva que proteja as economias e as pessoas."

O relatório encerra com reflexões sobre o segundo ano da pandemia Covid-19, dando novos conhecimentos sobre a resiliência a nível nacional. O capítulo baseia-se também nas comunidades de peritos em risco do Fórum Económico Mundial para oferecer conselhos práticos para a implementação da resiliência das organizações.

O Global Risks Report 2022 foi desenvolvido com o apoio do Conselho Consultivo de Riscos Globais do Fórum Económico Mundial. Beneficia também da colaboração contínua com os seus Parceiros Estratégicos, Marsh McLennan, SK Group e Zurich Insurance Group, e seus conselheiros académicos da Oxford Martin School (Universidade de Oxford), da Universidade Nacional de Singapura e do Wharton Risk Management and Decision Processes Center (Universidade da Pensilvânia).

Fonte: 
World Economic Forum
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock