"I See You" do artista plástico Rui Nunes

Exposição assinala o Dia Internacional do Enfermeiro

O Sindicato dos Enfermeiros – SE assinala o Dia Internacional do Enfermeiro no próximo dia 12 de maio com a inauguração de uma exposição do artista plástico portuense Rui Nunes. “I See You” é o nome desta iniciativa que reúne 11 pinturas que se constituem como uma homenagem aos enfermeiros portugueses e ao trabalho desenvolvido pela classe, em especial durante o período de pandemia.

A série de pinturas em acrílico do autor, patente na sede do Sindicato dos Enfermeiros até 11 de junho, espelha o aparato que nas nossas rotinas diárias transformou as relações sociais nas sociedades contemporâneas, sobretudo a ocidental, tanto ao nível físico como psicológico. As obras retratam, em muito grande plano, vários profissionais do Serviço Nacional de Saúde português de máscara e touca.

A pintura de Rui Nunes apresenta um realismo cru baseado na vertente visível da relação Homem-Sociedade e nos antagonismos criados por essa interação. A busca por uma representação da figura humana, quer na sua totalidade quer na utilização de momentos de ação localizada, inserida em ambientes contadores de histórias, assim como a utilização de elementos gráficos metafóricos, obrigam a uma análise além da obra e a uma atenta interpretação concetual.

 

 

Fonte: 
MS Impacto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Rui Nunes