Na Flórida

Europacolon Portugal participa na 1ª Reunião da Coligação Mundial do Cancro Pancreático

A Coligação Mundial do Cancro Pancreático pretende com esta reunião sensibilizar e aumentar a consciencialização para uma doença com a taxa de sobrevivência mais baixa de todos os tipos de cancros.

A primeira reunião da World Pancreatic Cancer Coalition (WPCC) decorre em Orlando, Flórida, no dia 11 de Maio de 2016, e irá reunir mais de 60 individualidades que representam 40 organizações e associações de doentes de todo o mundo. O objetivo da Coligação é alcançar importantes mudanças para todas as pessoas afetadas pelo cancro pancreático.

“Ao estarmos em uníssono, esperamos salvar mais vidas e criar um futuro mais risonho para esta doença que tem a taxa de sobrevivência mais baixa de todos os cancros”, indica Julie Fleshman, JD, MBA, presidente da WPCC e chefe executiva da Pancreatic Cancer Action Network.

O cancro pancreático é, a nível mundial, a sétima causa de cancro mais comum em homens e mulheres. Apenas 2 a 10 por cento das pessoas diagnosticadas sobrevivem 5 anos. Em 2013, organizações e associações de doentes de cancro pancreático, com o apoio da Celgene Corporation, iniciaram a discussão de como poderiam apoiar-se mutuamente por forma a aumentar a sensibilização mundial para esta patologia.

“Chegamos à conclusão de que a trabalhar de forma colaborativa, poderíamos ter muito mais impacto. Em 2014 tornamo-nos parte ativa, com a inauguração do Dia Mundial do Cancro Pancreático, que se revelou uma iniciativa de autêntico sucesso mundial no aumento da sensibilização desta patologia”, Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal.

Esta reunião pretende aumentar a sensibilização e informação sobre a doença e também espalhar a palavra de que, com maior investimento na pesquisa e com mais pessoas a tomarem medidas ativas, a taxa de sobrevivência do cancro pancreático, poderá aumentar.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Creativepress