Impacto da Covid-19

Europa com níveis de fadiga alarmantes, diz OMS

Os níveis de apatia dos europeus está a aumentar e a culpa é da pandemia Covid, alerta a Organização Mundial de Saúde que já apelidou este estado de “fadiga pandémica”.

De acordo com os dados divulgados, depois de meses de muitas incertezas, são muitos os europeus que se sentem desmotivados em cumprir as regras de proteção contra o novo coronavírus. Segundo a Organização Mundial de Saúde, apesar de cansadas, as pessoas devem retomar os esforços para combater o vírus.

Até que uma vacina ou tratamentos eficazes estejam disponíveis, o apoio público e os comportamentos de proteção, como lavar as mãos, usar máscara e distanciar-se socialmente, são essenciais para conter o vírus.

Hans Henri Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, diz que o cansaço é esperado nesta fase da crise.

“Desde que o vírus chegou à região europeia, há oito meses, os cidadãos fizeram enormes sacrifícios para conter o Covid-19”.

“Teve um custo extraordinário, que deixou todos esgotados, independentemente de onde vivemos ou do que fazemos. Nessas circunstâncias, é fácil e natural sentir-se apático e desmotivado, sentir fadiga”, revela acrescendo que acredita que “seja possível revigorar e reavivar os esforços para enfrentar os desafios em evolução da Covid-19”.

 

 

Fonte: 
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock