Em 8 países

EUnetCCC designa os primeiros 30 Centros Compreensivos de Cancro

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) designa os primeiros 30 Centros Compreensivos, assinalando um passo importante para cuidados oncológicos mais coordenados, equitativos e acessíveis em toda a Europa.

Ao conectar formalmente centros de referência num quadro europeu comum, esta iniciativa reforça a cooperação entre os sistemas nacionais de saúde e promove uma melhor coordenação dos cuidados oncológicos, com uma ligação mais estreita entre tratamento e investigação e um acesso mais justo a serviços de oncologia de elevada qualidade entre regiões e países.

A Designação-UE segue uma abordagem baseada na população, respeitando os contextos nacionais e a organização dos sistemas de saúde. Em vez de criar novas instituições, reconhece centros, ou consórcios de centros, que já desempenham um papel central na organização dos cuidados e da investigação oncológica para populações definidas. Em vários países, isto levou à criação de modelos inter‑regionais ou consórcios com governação partilhada.

Este primeiro grupo de Centros Compeensivos de Cancro com Designação-UE representa um passo fundamental na construção de um panorama oncológico europeu mais coordenado e equitativo. Ao reconhecer centros que já desempenham um papel estruturante a nível nacional e ao conectá-los através da EUnetCCC, estamos lançar as bases para um impacto duradouro para os doentes em toda a Europa”, afirma Thomas Dubois, Chefe de Assunstos Europeus e Internacionais do Instituto Nacional do Canro de França e Coordenados da EUnetCCC.

 

O que significa, na prática, a Designação-UE?

O processo começa a nível nacional, com os centros identificados e apoiados pelas autoridades de saúde nacionais, em coordenação com os Ministérios da Saúde, antes de se candidatarem à Designação pela UE.

Representa um primeiro reconhecimento europeu de centros nacionais designados como Centros Compreensivos de Cancro e identifica centros que demonstram um nível adequado de integração nos cuidados oncológicos, estando bem posicionados para avançar no percurso de certificação EU‑CCC.

As candidaturas são avaliadas pelo Comité de Designação e Admissão (DAC) da Ação Conjunta EUnetCCC. A Designação pela UE não constitui uma certificação ou acreditação de qualidade.

 

Fonte: 
Taylor365
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.