Grupo desenvolveu miocardite

EUA investigam problemas cardíacos em alguns jovens vacinados contra a Covid-19

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) está a investigar a deteção de casos de miocardite num pequeno número de adolescentes e jovens que receberam a vacina contra o novo coronavírus.

Num comunicado do organismo de seguranças das vacinas, refere-se que estes casos são "relativamente raros" e que podem não ter qualquer ligação à vacinação. No entanto, num pequeno grupo de pessoas vacinadas, cujo número não foi detalhado, foram detetados casos de miocardite - inflamação do músculo cardíaco, embora não seja possível determinar que este problema possa ser desencadeado após uma infeção ou se é uma consequência direta da vacinação.

Enquanto não há respostas, as autoridades norte-americanas recomendam que os profissionais de saúde estejam cientes deste problema médico. "Pode ser simplesmente uma coincidência que algumas pessoas tenham desenvolvido miocardite após a vacinação", diz Celine Gounder, especialista em infeções no Bellevue Hospital Center, em Nova Iorque.

No entanto, estes casos parecem ter ocorrido, sobretudo, em adolescentes e jovens adultos cerca de quatro dias após terem recebido a segunda dose das vacinas à base de RNA que foram autorizadas.

Esta não é a primeira vez que a administração de vacinas mensageiras de RNA está associada a casos de miocardite. A EMA também informou no início de maio a deteção de casos de miocardite em pessoas vacinadas com a vacina Pfizer. Embora a agência tenha sublinhado que não existem atualmente dados de ligação causal, e que a situação continua a ser monitorizada.

 

 

 

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay