Institutos Nacionais de Saúde dos EUA

Estudo sugere que há um antiviral que pode bloquear a replicação do SARS-CoV-2

De acordo com uma investigação norte-americana existe um antiviral que pode potencialmente ajudar a tratar a Covid-19. O Tempol é utilizado para o tratamento de doenças respiratórias, como a asma, vírus sincicial respiratório ou gripe.

A empresa que detém o medicamento foi autorizada pela FDA no início deste ano a prosseguir com estudos humanos do composto na Covid-19, estando preparada para iniciar a inscrição de pacientes num ensaio de Fase II/III.

No estudo do NIH, os investigadores tentaram determinar se uma subunidade da réplica de ARN do SARS-CoV-2 requer aglomerados de ferro-enxofre para apoio estrutural. As suas descobertas, publicadas quinta-feira na revista Science, indicam que a enzima precisa de dois destes aglomerados para funcionar em perfeitas condições. "O Tempol pode degradar os aglomerados de ferro-enxofre", e trabalhos anteriores indicam que "o fármaco pode ser eficaz noutras doenças que envolvem aglomerados de ferro-enxofre", dizem os investigadores.

 Em experiências de cultura celular com o vírus SARS-CoV-2, a equipa da NIH descobriu que o Tempol pode inibir a replicação viral. Observaram igualmente que as doses utilizadas nas suas experiências antivirais poderiam provavelmente ser alcançadas em tecidos que são alvos primários para a SARS-CoV-2, como as glândulas salivares e os pulmões.

"Dado o perfil de segurança do Tempol e a dose considerada terapêutica no nosso estudo, estamos esperançosos", comentou Tracey Rouault, cujo laboratório liderou o estudo, embora tenha dito que é necessário mais trabalho para ver se é eficaz nos doentes, "particularmente no início do curso da doença quando o vírus começa a replicar-se". De acordo com o NIH, a equipa planeia procurar oportunidades para avaliar o Tempol num estudo clínico da Covid-19.

 

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay