Investigação

Estudo sugere que a acumulação de vírus nos pulmões é a principal causa de morte em doentes Covid

Até agora, as infeções ou a inflamação causada pela resposta exagerada do sistema imunitário eram tidas como as principais causas de morte em doentes Covid-19, no entanto, um novo estudo sugere que a acumulação de coronavírus nos pulmões é a grande responsável pela elevada mortalidade durante a pandemia.

Um estudo, liderado por investigadores da Grossman School of Medicine da Universidade de Nova Iorque, publicado hoje na Nature Microbiology, mostrou que as pessoas que morreram de Covid-19 tinham uma quantidade de vírus ou carga viral nos pulmões cerca de 10 vezes superior do que aqueles que, mesmo gravemente doentes, sobreviveram à doença.

“Os nossos resultados sugerem que a incapacidade do corpo para lidar com o grande número de vírus que infetam os pulmões é em grande parte responsável pelas mortes de Covid-19 na pandemia", disse o autor sénior do estudo Imran Sulaiman, professor assistente no Departamento de Medicina da NYU Langone Health, citado pelo jornal El Mundo.

O coronavírus já matou mais de 4 milhões de pessoas em todo o mundo. As que necessitam de ventilação mecÂnica são as que apresentam pior prognóstico, com 70% a não conseguir superar a doença.

 

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock