Doentes com risco elevado/muito elevado de ocorrência de eventos cardiovasculares

Estudo SANTORINI vai investigar a abordagem terapêutica do colesterol em toda a Europa

O estudo multinacional, prospetivo e observacional vai avaliar, em contexto de vida real, o tratamento e a gestão de doentes com hipercolesterolemia e risco cardiovascular elevado e muito elevado que necessitam de terapêutica antidislipidémica.

The Treatment of High and Very high riSk dyslipidaemic pAtients for the PreveNTion of CardiOvasculaR Events in Europe – a MultInatioNal ObservatIonal (SANTORINI) – é um estudo que vai envolver 8 mil doentes de 800 instituições de saúde em 14 países europeus.

“As evidências são claras: quanto menor o nível alcançado de C-LDL, menor o risco de eventos cardiovasculares, tais como enfarte do miocárdio ou AVC, e isto é refletido nas guidelines atuais da European Society of Cardiology, afirmou o Professor Alberico L. Catapano, presidente da task force, responsável pelas guidelines e professor de farmacologia no Departamento de Farmacologia e Ciências Biomoleculares na Universidade de Milão, Itália. “O estudo SANTORINI vai fornecer informações importantes sobre como está a ser feita a gestão dos doentes e a eficácia dos tratamentos que estão a receber. Isto, por sua vez, vai ajudar-nos a identificar oportunidades de melhoraria nos cuidados na prática clínica real”.

Durante este período sem precedentes, muitos utentes estão a evitar as clínicas e os hospitais com medo de contrair o vírus SARS-CoV-2, ficando inacessível o tratamento a importantes doenças cardiovasculares. A Daiichi Sankyo tem trabalhado em estreita colaboração com os centros/hospitais do estudo SANTORINI de forma a garantir que são seguidas as recomendações higieno-sanitárias locais para avançar com o estudo da forma mais eficaz e segura possível”, referiu Inaam Haq, Diretor de Assuntos Médicos, Antitrombóticos e Cardiovasculares da Daiichi Sankyo Europa. “As doenças cardiovasculares matam mais de quatro milhões de pessoas na Europa todos os anos e até 80% das pessoas que tomam estatinas não alcançam os níveis desejados de C-LDL, o que significa que correm um risco acrescido de ataque cardíaco ou de AVC. A Daiichi Sankyo está comprometida em gerir este fardo económico e humano e garantir que o estudo SANTORINI seja capaz de prosseguir e fornecer informações importantes para apoiar esses doentes.”

A Daiichi Sankyo Europa possui os direitos de comercialização exclusivos do ácido bempedóico que está a ser desenvolvido como um medicamento, primeiro na sua classe terapêutica, acessível, oral, de toma única diária, para doentes com hipercolesterolemia que não conseguem um controlo adequado dos níveis de C-LDL após uma otimização da terapêutica oral com antidislipidémicos e, que permanecem com elevado risco de ocorrência de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco ou AVC.

O ácido bempedóico, quer em monoterapia ou num comprimido de combinação de dose fixa (FDC) de ácido bempedóico/ezetimiba, foi aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA em fevereiro de 2020 e pela Comissão Europeia em março de 2020.

 

Fonte: 
RXConsulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock